AFICIONADOS DA TERCEIRA EXIGEM MAIS RESPEITO PELAS TOURADAS À CORDA

Numa iniciativa da página da rede social Facebook “Toiros D’ouro” está agendada para o próximo dia 01 de agosto (um sábado), pelas 18:30, na Praça da Florestal, uma manifestação em prol da cultura tauromáquica em geral e das tradicionais touradas à corda em particular, exigindo a quem de direito, maior respeito para com esta secular tradição do povo terceirense.

Conscientes da importância das medidas restritivas adotadas no âmbito do combate ao surto pandémico COVID-19, para a salvaguarda de um bem maior como é a saúde de todos, dizem, no entanto, não poderem aceitar de “ânimo leve” e “bico calado” a arbitrariedade das autoridades competentes que se traduzem num “desrespeito” para não classificar de “clara afronta” à cultura tauromáquica, às touradas à corda da ilha Terceira e às suas gentes.

Em causa está, segundo afirmam, as recentes notícias que dão conta da realização de 17 a 19 de setembro do SATA Azores Rallye, na ilha de São Miguel, também ele um evento de massas, com evidentes dificuldades em garantir “o distanciamento social que neste tempo é aconselhado pelas autoridades de saúde”.

No apelo aos aficionados lançado na referida página, sugere-se a elaboração de cartazes com “frases de ordem” alusivas exclusivamente às touradas à corda, que a manifestação decorra de forma civilizada e ordeira, que todos os intervenientes utilizem máscara e que seja respeitado o devido distanciamento social. A mesma publicação apela ainda a uma participação massiva de todos os aficionados, fazendo-se ouvir alto e bom som a sua voz, numa prova da força da união em prol das touradas à corda e do seu futuro.

Praia Expresso sabe que várias ganadarias da ilha já manifestaram o seu apoio e presença. Apoio e presença também garantido por capinhas e pastores que se apresentarão vestidos a rigor.

Recorde-se que esta é a terceira manifestação organizada ou apoiada pela página “Toiros D’ouro”, sendo que as duas anteriores, acabaram canceladas face a compromissos assumidos por parte de responsáveis políticos, compromissos esses, ainda por cumprir.

“Esta é uma oportunidade para que o povo desta terra mostre o gosto que tem pela Festa Brava. Quem cala consente, e não podemos consentir nem deixar de lutar pelo que é nosso. A nossa tauromaquia merece mais respeito. Vamos defender a nossa cultura, a nossa tradição e vamos fazer ouvir a nossa voz, para que possamos no mês de agosto, nas festas que ainda não foram canceladas, ver as nossas tradicionais touradas à corda, em total segurança, bastando as entidades responsáveis pela emissão das licenças, coordenarem entre si, de forma que no mesmo dia ocorra em ambos os concelhos uma tourada, o que levaria a uma dispersão dos aficionados evitando grandes aglomerados”, diz Jorge Ganço, responsável pela página “Toiros D’ouro” ao Praia Expresso.

Entretanto, esta segunda-feira, 20 de julho, o diário micaelense Açoriano Oriental escreve em manchete: “Autoridade de Saúde desmente GDC: Azores Rallye ainda não teve parecer para se realizar”. Esta manchete vem na sequência da manchete do mesmo diário do passado dia 16, na qual se lia: “Azores Rallye já tem luz verde da Autoridade de Saúde”, a qual foi destacada na página de Facebook do Grupo Desportivo Comercial (GDC).

Imagem: © Toiros D’ouro | PE

One comment

  1. Penso não ser necessário de todo demonstrar o gosto que existe na ilha Terceira pelas corridas a corda, está mais que comprovado e sendo para o PIB da ilha valores muito significantes. Agora há que ter bom senso e ter a noção que para a principal prioridade é a saúde pública e na minha modéstia opinião neste momento de que vivemos ajo que meteria em risco todo o trabalho que bem feito foi feito para tramar este merda de vírus, haja bom senso, consoante o que se passar neste inicio de Agosto poder-se pensar eventualmente em Setembro fazer-se no mesmo dia em locais diferentes três touradas a corda para dispersar o povo. Touradas sem tascas não estou a ver e muito menos respeitar o distanciamento e beber cerveja ou seja o que for com máscara. Principal é fazer hoje que para o Ano seja Diferente e não Pior. Força a todos que dependem das Tourada. Bem haja.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s