
No âmbito do Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, que se assinala anualmente a 03 de julho, o Município de Velas, em São Jorge, levou a cabo uma campanha de sensibilização apelando ao uso de sacos reutilizáveis.
Com esta campanha o Município pretende chamar atenção aos consumidores para a utilização nociva e excessiva de sacos de plástico, apresentando alternativas sustentáveis.
Desse modo, a autarquia entregou sacos reutilizáveis à população incentivando-a a contribuir para um ambiente mais sustentável, consciencializando os munícipes para os impactes ambientais do consumo excessivo de plástico, promovendo comportamentos e hábitos de consumo amigos do ambiente.
Segundo nota da autarquia, “a gestão dos resíduos é uma forte preocupação” do Município de Velas, com vista a “garantir um futuro promissor em termos ambientais e de qualidade de vida da população”.
“Por todos Nós e pelo futuro dos Nossos filhos, pense antes de aceitar um saco de plástico. A Sua contribuição começa hoje”, aconselha o Município.
PROBLEMAS AMBIENTAIS
Estima-se que um cidadão na Europa consome cerca de 500 sacos plástico por ano, que acabam no lixo ao fim de meia hora de utilização, ou então no meio-ambiente, criando-se vastas ilhas de lixo plástico nos oceanos (80% da poluição marinha). Como os animais confundem o plástico com alimentos, eles acabam por morrer pela ingestão de plástico.
Os sacos de plástico são constituídos por resinas tóxicas oriundas do petróleo e levam cerca de 500 anos a decompor-se. Apesar da gravidade da situação, apenas 2% da população recicla sacos plásticos.
GALERIA DE FOTOS
Fotos: © CMV | CMV/PE