GOVERNO MODERNIZA EQUIPAMENTOS DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA ILHA DAS FLORES

A Secretária Regional da Saúde entregou hoje sete aparelhos de respiração autónoma (ARICAS) e um nebulizador para desinfeção de ambulâncias ao corpo de Bombeiros Voluntários da Ilha das Flores.

Teresa Machado Luciano sublinhou que se trata de “um esforço do Governo dos Açores, no valor global de 134 mil euros, para modernizar os 17 corpos de bombeiros da Região, reforçando a segurança e agilizando o trabalho de quem nos socorre”.

O Governo Regional adquiriu 100 ARICA e 17 nebulizadores, que estão a ser distribuídos pelos corpos de bombeiros do arquipélago, com o objetivo de “renovar e modernizar o equipamento já existente e reforçar a segurança da intervenção dos profissionais e do transporte de utentes”, afirmou a governante.

A Secretária Regional salientou que o Governo dos Açores fez um esforço de investimento superior a 299 mil euros no que se refere ao corpo de Bombeiros Voluntários da Ilha das Flores em 2019, direcionado sobretudo para o transporte de doentes, mas também para reparação de viaturas, beneficiação de instalações e aquisição de fardamento e equipamento.

Na terça-feira, no Corvo, no âmbito da visita estatutária do Governo, foram também entregues aos Bombeiros Voluntários desta ilha quatro ARICA e um nebulizador.

O investimento do Governo dos Açores no corpo de Bombeiros Voluntários da Ilha do Corvo superou os 40 mil euros em 2019, sendo que a maior parte desta verba foi aplicada no transporte de doentes, na formação dos profissionais, em comunicações e em combustíveis.

A governante destacou ainda o investimento realizado em equipamentos de proteção individual para todos os profissionais de saúde e proteção civil, no valor global de 9,3 milhões de euros, no contexto da pandemia de COVID-19, que permitiu “garantir a segurança dos cerca de 900 bombeiros dos Açores, bem como de todos os utentes por eles transportados”.

Teresa Machado Luciano salientou ainda que todas as ambulâncias de socorro foram equipadas com kits de intervenção biológica, tendo ainda sido assegurado o pagamento específico de um seguro de acidentes de trabalho com cobertura para COVID-19 e uma oferta de alojamento para os bombeiros em isolamento.

Os ARICA são equipamentos de respiração autónoma que permitem que os bombeiros intervenham em ambientes com atmosferas contaminadas ou com deficiente concentração de oxigénio, protegendo as vias aéreas e a face do operador, enquanto os nebulizadores são equipamentos para desinfeção e descontaminação das superfícies das ambulâncias.

Fotos: © GaCS/SRS | GaCS/SRS/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s