PRAIA DA VITÓRIA CIDADE HÁ 39 ANOS

Há 39 anos, através do Decreto Regional n.º 7/1/A, de 20 de junho, publicado no Jornal Oficial, 1.ª Série, n.º 24, de 07 de julho de 1981, a então vila da Praia da Vitória era elevada à categoria de cidade.

No prelúdio desse Decreto lia-se:

“A vila da Praia da Vitória existe como tal desde 1480 – com a sua igreja matriz desde 1456 e capitania ali assente desde 1474 —, tudo a um escasso século do início do povoamento dos Açores.

Ilustre pelo combate de 11 de agosto de 1829, a vila da Praia ganhou jus ao título de «muito notável» e incorporou no seu nome a recordação da vitória das tropas liberais contra a esquadra miguelista.

Implantada junto da maior baía dos Açores, a Praia da Vitória sobreviveu a dois terramotos e testemunha hoje o desenvolvimento que a seu lado se processa, na decorrência de importantes instalações aeronáuticas e militares que na Base das Lajes têm o seu centro, com a conhecida projeção internacional.

As perspetivas do seu futuro passam pelo aproveitamento de importantes aptidões portuárias, já programado, que fará dela, possivelmente, o principal centro económico da ilha Terceira.

A sua elevação a cidade assenta nestas considerações. A sua delimitação traça-se em função do recorte costeiro que lhe deu nome, o qual desenha as linhas de um desenvolvimento já em curso, cuja dinâmica não é difícil prever.”

Há 39 anos sonhava-se com uma Praia economicamente desenvolvida. Hoje, é tempo de renovar este sonho, porque a esperança de vencer só se perde quando se deixa de lutar.

Viva a Praia da Vitória!

Foto: © Rui Sousa | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s