FONTE DO BASTARDO: JUNTA HONRA ESPÍRITO SANTO DISTRIBUINDO UM PÃO POR CADA CASA DA FREGUESIA

Na véspera do domingo de Pentecostes, a Junta de Freguesia da Fonte do Bastardo, não deixa esquecer, nem de honrar, um dos traços distintivos do povo açoriano e por conseguinte da própria freguesia – as festividades em louvor do Divino Espírito Santo.

Assim, e de forma a assinalar simbolicamente a generosidade, comunhão, solidariedade e partilha, características dos Impérios do Espírito Santo, este sábado, durante a tarde, a Junta de Freguesia percorrerá cada uma das casas entregando um pão.

O Espírito Santo é uma das festividades de carácter religioso com maior expressão nos Açores, festejado, honrado e louvado de Santa Maria ao Corvo. Constitui um traço comum da identidade deste povo das “ilhas de bruma”, de tal forma que, a partir de 1980, a segunda-feira seguinte ao domingo de Pentecostes foi declarada, pelos legítimos representantes do povo açoriano, Dia da Região Autónoma dos Açores, sendo oficializada como feriado regional.

Este ano, as medidas de contenção adotadas face à pandemia COVID-19, inviabilizam que as festividades em honra do Espírito Santo assumem o esplendor que lhes é característico e que todos lhe reconhecem e desejam, no entanto, um pouco por toda a parte, e no rigoroso cumprimento das restrições a que todos estão sujeitos, a data não deixa de ser assinalada, na  forte convicção que para o ano a celebração farar-se-á no terreiro numa multidão de afetos.

Imagem: © JFFB | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s