PONTA DELGADA: AUTARQUIA CEDE ESPAÇO PARA ACOLHIMENTO DE PESSOAS SEM ABRIGO

A Câmara de Ponta Delgada (CMPD) está a desenvolver novas formas de cooperação com o governo regional para combater a pandemia Covid-19 no concelho açoriano com maior número de casos confirmados.

Na sequência imediata da confirmação de um primeiro caso de infeção entre a população sem abrigo de Ponta Delgada, a autarquia assegurou instalações que poderão acolher cerca de 40 pessoas para acompanhamento específico.

Trata-se da Casa do Escuteiro, na freguesia de Santa Clara, disponibilizada em parceria com a Junta do Núcleo de São Miguel do Corpo Nacional de Escutas.

O Vereador da Ação Social da CMPD, Paulo Mendes, na resposta ao pedido feito à Autarquia pelo Instituto de Segurança Social dos Açores, afirma que “decorrente da atual situação e da necessidade de conjugação de esforços e meios, a nossa Autarquia está disponível para ceder o espaço para o acolhimento das pessoas mais vulneráveis, bem como garantir as respetivas refeições.

Contudo, para a segurança da população em geral e para que a quarentena seja respeitada por todos os utentes, a cedência do espaço implica a garantia de policiamento permanente no mesmo.

Paralelamente, Paulo Mendes solicitou ainda o acompanhamento de profissionais de saúde junto dos utentes dependentes de algum tipo de consumo e/ou com patologia associada, assim como de uma equipa qualificada de uma das associações que trabalha na área, por forma a garantir a gestão do espaço e dos utentes.

Ainda segundo o Vereador da Ação Social da CMPD, “face ao potencial do contágio, sobretudo depois de identificado um caso positivo, é de mais absoluta importância que se realize com urgência os testes junto deste público mais vulnerável do concelho de Ponta Delgada, para que os serviços competentes da da área da saúde possam decidir sobre as condições da quarentena”.

Não existindo outras alternativas, adianta o responsável autárquico, a quarentena deverá ser feita de forma compulsiva.

“A CMPD está completamente disponível para, em articulação com os vossos serviços, encontrarmos as melhores soluções com vista a uma resposta rápida e integrada”, conclui o e-mail enviado por Paulo Mendes.

Foto: © CMPD | CMPD/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s