COVID-19: CMPV CRIA LINHA DE APOIO DE 100 MIL EUROS PARA BOMBEIROS E IPSS’S

A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) aprovou ontem, segunda-feira, 06, em reunião camarária, a disponibilização de uma linha de apoio no valor de 100 mil euros para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e para as Instituições Particulares de Solidariedade Social com sede no concelho e que tenham cidadãos ao seu cuidado de forma permanente ou que prestem serviço de apoio domiciliário.

“Pretendemos apoiar estas entidades na assunção de despesas não comparticipadas pelo Governo Regional dos Açores. Os nossos bombeiros e as nossas IPSS’s são vitais no apoio às populações e, perante esta situação, estão confrontadas com custos acrescidos, que, de forma alguma, podem pôr em causa o seu funcionamento e o meritoso serviço que nos prestam. Por isso, entendemos ser mais do que justo e adequado esta medida. Ela prevê o apoio nas despesas urgentes e inadiáveis com pessoal, assim como na aquisição de equipamentos de proteção individual”, explica Tibério Dinis, presidente da CMPV.

Esta medida vem juntar-se ao pacote de apoios já anunciado e direcionado para as famílias e empresas do Concelho.

O pacote de medidas direcionadas para as famílias inclui a redução de 50 por cento do valor da fatura da água; a isenção da mensalidade das creches e CATL’s integrados na rede municipal; e a isenção das rendas sociais no parque habitacional propriedade do Município.

Para as empresas, o pacote de medidas inclui a isenção dos resíduos para as empresas com sede no Concelho; e a isenção da fatura da água para as Instituições Particulares de Solidariedade Social com sede no Concelho; e a isenção das taxas do mercado municipal.

PACOTE DO PSD REJEITADO

A Câmara Municipal também na reunião camarária de ontem, apreciou e votou, um pacote de medidas de mitigação dos impactos do surto Covid-19 no concelho, apresentado pelos vereados dos PSD, Cláudia Martins e Rui Espínola, o qual foi rejeitado pelo executivo municipal.

De entre as propostas apresentados pelos sociais-democratas estava, em articulação com a Direção Regional da Saúde (DRS), a adoção de uma estratégia de testagem à Covid-19 nas estruturas residenciais para idosos no concelho, nomeadamente no Lar D. Pedro V e no Centro Comunitário de São Brás, mas também, no CAD-Centro de Apoio à Deficiência e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Lar D. Pedro V, abrangendo não só os utentes como os funcionários, avançando a autarquia com a comparticipação dos testes, caso a tutela tenha dificuldades em fazê-lo.

Os sociais-democratas propunham ainda, também em articulação com a DRS, que a Câmara procedesse ao alojamento de todos os infetados do concelho em unidades hoteleiras, no sentido de garantir a segurança das suas famílias e restante população, assim como garantir eficácia e uma gestão eficiente por parte das forças de segurança, cabendo à Câmara Municipal fazer o levantamento das unidades disponíveis.

O pacote de medidas apresentado pelo PSD previa o alargamento do pagamento da mensalidade das creches e ATL’s de todas as crianças do concelho e não apenas às da rede municipal e que a Câmara em articulação com o Governo dos Açores, procedesse à aquisição de computadores para as crianças praienses do 1º, 2º e 3º ciclos, face à interrupção dos períodos letivos e à implementação do ensino à distância

Relativamente à isenção de taxa de resíduos, a pacote do PSD propunha o alargamento desta isenção às coletividades culturais e sociedades recreativas do concelho, e defendia a suspensão das licenças para festividades nos meses de abril, maio e junho.

Por fim, o pacote social-democrata preconizava a criação de um Gabinete Municipal de Gestão de Crise, no sentido de desenvolver uma estratégia concertada de combate ao surto Covid-19, em permanente articulação com as juntas de freguesia e demais entidades no terreno, e que a Câmara Municipal promovesse uma grande campanha de incentivo ao consumo no comércio local, no sentido de atenuar os impactos negativos desta crise no tecido empresarial praiense.

GC-MPV/PSD-A/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s