A Autoridade Regional de Saúde já remeteu diretrizes a todas as farmácias dos Açores para a atuação relativamente ao novo coronavírus (Covid-19).
Os procedimentos abrangem situações nas quais a probabilidade de infeção é muito reduzida, situações em que existe algum risco e situações que podem vir a configurar um caso suspeito.
As farmácias comunitárias são um parceiro de grande relevo nesta fase de contenção da epidemia Covid-19 dada a sua proximidade aos residentes das nove ilhas dos Açores.
Os procedimentos agora divulgados resultam da colaboração com a Associação Nacional das Farmácias e com a Ordem dos Farmacêuticos.
No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Coordenação foram ainda divulgadas orientações para a elaboração do plano de contingência de creches, jardins de infância, escolas e outros estabelecimentos de ensino (Circular Informativa n.º 11, de 4 de março de 2020).
O Grupo Técnico de Coordenação está a preparar também apresentações para as escolas, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar os alunos para a adoção de medidas de prevenção face à infeção pelo novo coronavírus Covid-19.
Até agora foram validados dois casos suspeitos nos Açores, tendo os resultados laboratoriais sido negativos.
A Direção-Geral da Saúde reportou esta manhã um quinto caso positivo para o Covid-19 no país.
A Autoridade Regional de Saúde reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha de Saúde Açores – 808 246 024.
AUDIÇÃO DA SECRETÁRIA DA SAÚDE EM COMISSÃO PARLAMENTAR
Por sua vez, o Governo dos Açores enviou hoje à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a solicitação da audição da secretária regional da Saúde, Teresa Machado Luciano, com a maior brevidade, na Comissão de Assuntos Sociais sobre o trabalho que está a ser desenvolvido e as medidas que estão a ser implementadas no âmbito da prevenção, monitorização e proteção da saúde pública face ao Coronavírus COVID-19.
Com esta iniciativa, informa o Governo, pretende-se “dar todas as informações aos deputados sobre o trabalho que está a ser desenvolvido, bem como responder a todas as questões que entendam colocar sobre esta matéria”.
GaCS/SRS/SRAPAP/PE
