ABASTECIMENTO AO GRUPO OCIDENTAL: “FOI, ESTÁ E SERÁ FEITO” TUDO O QUE É POSSÍVEL E NECESSÁRIO, GARANTE VASCO CORDEIRO

O Presidente do Governo garantiu hoje, na Assembleia Legislativa, que “foi, está e continuará a ser feito” tudo o que for possível e necessário para assegurar o abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo, apesar das perturbações provocadas pela destruição total do Porto das Lajes das Flores.

“Tudo o que pode e necessita de ser feito para minorar os prejuízos e os efeitos provocados pela passagem do furacão Lorenzo foi, está e continuará a ser feito”, afirmou Vasco Cordeiro, ao referir que, face à destruição total do molhe e do cais das Lajes das Flores, é normal que se verifiquem incómodos e perturbações nesta matéria.

O Presidente do Executivo açoriano falava na Assembleia Legislativa na sequência de uma Comunicação que o Governo fez aos deputados regionais sobre o abastecimento ao Grupo Ocidental, no dia em que atracou nas Flores o navio ‘Malena’, com cerca de 87 metros de comprimento, que foi fretado para abastecer esta ilha.

“O Governo dos Açores, desde a primeira hora e até hoje – e para além de hoje – acompanha de forma próxima e cuidada as consequências que derivam, para as Flores e para Corvo, assim como para as outras ilhas, da passagem do furacão Lorenzo”, assegurou Vasco Cordeiro.

Desde 13 dezembro, a ilha das Flores recebeu cerca de 30 toneladas de carga de vária ordem por via aérea e marítima, também com o apoio das Forças Armadas, enquanto o Corvo foi abastecido, desde 05 de dezembro, com cerca de sete toneladas de bens, por via aérea.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro adiantou ainda que, agora que está testada a capacidade de atracagem do navio ‘Malena’ nas Flores, o Corvo poderá voltar a ser abastecido a partir desta ilha, retomando-se, assim, o circuito logístico que funcionava antes da passagem do furacão Lorenzo.

A passagem, no início de outubro, deste furacão pelos Açores provocou prejuízos estimados em cerca de 330 milhões de euros, destacando-se a destruição do Porto das Lajes das Flores, cuja recuperação está orçada em cerca de 190 milhões de euros, incluindo as medidas provisórias de proteção para a operação portuária, já objeto de procedimento de contratação por parte da empresa Portos dos Açores.

VASCO CORDEIRO VISITA IGREJA DO CAPELO

O Presidente do Governo aproveitou a sua estada na ilha do Faial para visitar a Igreja Paroquial do Capelo, que foi atingida por um incêndio no início deste mês, tendo disponibilizado apoio para a elaboração do projeto de arquitetura, para o restauro das peças afetadas e para a comparticipação nas obras de recuperação do templo.

“Ficou já acertado o apoio para o projeto de arquitetura para a recuperação da igreja e para os trabalhos de restauro”, adiantou Vasco Cordeiro, que foi acompanhado nesta visita pelo pároco do Capelo, padre Fábio Carvalho, pelo Ouvidor Eclesiástico do Faial, padre Marco Luciano, pela Presidente da Junta de Freguesia, Ana Oliveira, pelo Vice-Presidente da Câmara da Horta, Luís Botelho, e pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

Segundo o Presidente do Governo, estes procedimentos vão avançar de imediato e, uma vez elaborado o projeto de arquitetura, será possível ter uma ideia mais concreta dos custos da obra de recuperação da igreja.

”Entre o Governo dos Açores, a Câmara Municipal da Horta, que já manifestou essa disponibilidade, e a própria comunidade do Capelo, julgo que será possível rapidamente ter este processo em andamento”, afirmou Vasco Cordeiro, que manifestou ainda a sua solidariedade pessoal e do Governo dos Açores por um “acontecimento, compreensivelmente, traumático” para a freguesia e para a Igreja da ilha do Faial.

A 04 de janeiro, a Igreja de Santa Ana foi afetada por um incêndio que destruiu parte da cobertura, designadamente a da capela-mor, a sacristia, o arquivo paroquial, os paramentos e as alfaias litúrgicas.

GaCS/PC/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s