ANUNCIA ANDREIA CARDOSO: NOVO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO SÉNIOR ARRANCA EM JANEIRO

A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o Programa de Voluntariado Sénior, dirigido a adultos a partir dos 55 anos, arranca em janeiro, na ilha de S. Miguel.

Andreia Cardoso, que falava na sessão de abertura do I Fórum Regional do Voluntariado, salientou que este novo programa visa “promover uma maior participação dos mais velhos na vida comunitária, social e cultural após a saída do mercado de trabalho”.

Este programa consiste na disponibilização de vários projetos promovidos por entidades públicas e privadas nas mais variadas áreas, como desporto, cultura, educação, natureza e social, e prevê formação inicial e específica.

A titular da pasta da Solidariedade Social adiantou que o primeiro grupo de formação de voluntários seniores arranca na semana de 20 a 24 de janeiro, na ilha de S. Miguel, sendo posteriormente replicado nas outras ilhas dos Açores.

“O Banco Regional de Voluntariado Sénior irá permitir a qualificação dos voluntários, como também a promoção do envelhecimento de forma ativa”, afirmou.

Andreia Cardoso disse que esta medida, prevista no Plano de Ação para o biénio 2018-2019 da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, se enquadra no desenvolvimento de estratégias para promover o envelhecimento ativo previsto pelo Governo dos Açores.

A Secretária Regional sublinhou que a ação de voluntariado não faz “só diferença na vida dos outros, mas também na vida dos próprios voluntários”, destacando os benefícios para a saúde física e mental de quem faz voluntariado em qualquer idade.

“Os benefícios são muitos e diversos, como o desenvolvimento de competências sociais, a referência e o exemplo que se tornam para os outros, sobretudo para as gerações mais novas, a promoção da autoestima e o aumento de bem-estar e realização, o combate ao isolamento social ou a ajuda a reduzir o stress e a ansiedade”, frisou.

A governante destacou o papel do voluntário e a importância desta tarefa, anunciando ainda a criação de um Troféu do Voluntariado específico para a Região Autónoma dos Açores, à semelhança do que já acontece a nível nacional, por forma a “valorizar estas boas práticas”.

GaCS/SRSS/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s