JORNAL “O GU E A TITA” – DA ESCOLA PARA A COMUNIDADE!

O jornal D’”O Gu e a Tita – Da escola para a Comunidade!” surge como forma e estratégia de comunicação entre o colégio e a comunidade educativa!

“É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”

provérbio africano

Uma escola que cria laços com a sua comunidade é uma escola mais rica, mais forte e mais feliz! É uma escola mais justa, mais inclusiva e mais adaptada à sua realidade. É uma escola global e individual, porque consegue chegar a todos, mas de forma especial, a cada uma das suas crianças. É uma escola que valoriza as suas raízes, a sua cultura e os traços das suas gentes.

A educação de cada criança começa em meio familiar, a escola deve dar-lhe continuidade valorizando o que cada uma tem de melhor para dar ao grupo, mas também promovendo a integração da mesma em meios sucessivamente mais complexos e abrangentes. É por esse facto que a ligação à comunidade, a valorização do que esta tem a oferecer, é o primeiro passo para se conseguir uma escola ideal, uma escola que conhece e interage com o seu meio ambiente e que gosta e sabe estar nele.

Mas, para se envolver a comunidade na educação, não basta conhecer a família e envolver a família nas atividades. É preciso dar-se a conhecer à comunidade e abrir portas para que haja conhecimento, interação e valorização recíproca.

É neste intuito que surge o nosso jornal, uma forma de abrir portas ao exterior e de nos dar-mos a conhecer à nossa comunidade – do colégio para a Praia da Vitória, para a ilha Terceira e para o Mundo!

Desde o início, levamos a cabo um conjunto de iniciativas inovadoras e que têm cativado muitas famílias, não só pelo projeto educativo ou pelas instalações, mas pela forma como acolhe e promove o desenvolvimento de cada uma e de todas as crianças e pela forma como desenvolve e envolve cada uma nas atividades.

Assim, no jornal, mostraremos parte do que é a nossa escola, do que é o nosso dia a dia, do que é a nossa forma de “construir” a educação!

No jornal, serão publicadas atividades realizadas com crianças no jardim de infância e no centro de Atividades de Tempos Livres, para além de outras levadas a cabo nas várias atividades Extra-curriculares, durante todo o ano letivo.

Ao seguir o nosso jornal, poderá encontrar atividades relacionadas com várias temáticas como a Terra, a vida, a biodiversidade, o meio ambiente, a natureza, a meteorologia, a agricultura, a física, e muitas outras.

Em cada uma das publicações será apresentada a contextualização, os materiais e utensílios necessários, a confeção e algumas fotografias, para que as possam replicar quer na escola, quer noutro meio educacional.

A partir do jornal Praia Expresso, abrimos a porta do nosso colégio e deixamos entrar o vosso olhar, porque acreditamos que conhecendo o nosso trabalho saberão acolher-nos e colaborar connosco ainda melhor! 😊

Sónia Borges Pimentel
Educadora de Infância


Nota: Para voltar ao ponto de partida utilize a função Retroceder do seu navegador.

Ver Ficha Técnica