ACADEMIA EMPREENDEDORA CHEGA ÀS PRISÕES DOS AÇORES

O protocolo de cooperação para a implementação da “Academia Empreendedora – Ativa o Teu Potencial” nos estabelecimentos prisionais de Ponta Delgada e de Angra do Heroísmo foi assinado esta terça-feira, na ilha Terceira, numa cerimónia realizada no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo.

A sessão contou com a presença da Ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Gonçalo da Cunha Pires, do Diretor-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Orlando Carvalho, do Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Qualificação dos Açores, Acir Meirelles, e do Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o programa permitirá aos jovens reclusos até aos 35 anos o acesso a um programa de educação não formal em competências para o empreendedorismo, bem como a percursos de formação e certificação de competências, nomeadamente através da Rede Valorizar.

Maria João Carreiro salientou que a “Academia Empreendedora – Ativa o Teu Potencial” não se limita a ensinar os jovens reclusos a criar empresas, procurando antes desenvolver competências pessoais e sociais.

“Vem ensinar a identificar problemas e a procurar soluções, a tomar decisões, a lidar com o erro e a tentar novamente, a exercitar a resiliência, a adquirir competências e a recuperar confiança, a descobrir uma nova capacidade e a imaginar um futuro diferente”, afirmou.

Para a governante, “se há um lugar onde estas competências podem fazer a diferença” é num estabelecimento prisional, defendendo que o Governo dos Açores pretende “ajudar a construir uma ponte entre o tempo de reclusão e o regresso à comunidade, feita de conhecimento, competências e oportunidades”.

A iniciativa já teve uma experiência-piloto no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, em 2024, que mobilizou mais de uma dezena de jovens reclusos.

Em Angra do Heroísmo, a primeira edição do programa vai decorrer entre outubro e dezembro deste ano, incluindo atividades como “Empreendedor por Um Dia”, bem como o desenvolvimento de projetos pessoais e de portfólios individuais.

“Não basta criar oportunidades para quem já está próximo destas oportunidades. É preciso chegar também a quem enfrenta maiores obstáculos através da educação, da formação e da capacitação”, afirmou Maria João Carreiro.

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego sublinhou ainda que “nenhuma instituição responde sozinha aos desafios da reinserção de jovens que enfrentam maiores dificuldades, percursos mais complexos e circunstâncias particularmente exigentes”, destacando, nesse contexto, a parceria entre o Governo dos Açores, o Ministério da Justiça e o Centro de Qualificação dos Açores.

“É esse o significado desta parceria, através da qual assumimos o compromisso de não desistir dos jovens reclusos e de lhes dar os instrumentos para construírem um caminho diferente”, declarou.

Maria João Carreiro defendeu também que “não há políticas de juventude verdadeiramente próximas e inclusivas se deixarmos alguns jovens para trás”.

A “Academia Empreendedora” foi regulamentada pelo Governo dos Açores em 2024 e integra duas modalidades. A “Escola de Líderes” destina-se a crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, incluindo o Ensino Profissional, o Ensino Superior e as IPSS, enquanto a modalidade “Ativa o Teu Potencial” é dirigida a jovens reclusos até aos 35 anos nos estabelecimentos prisionais da Região.

Nas cinco edições já realizadas da “Escola de Líderes”, participaram mais de seis mil crianças e jovens, envolvendo mais de 230 professores e mais de 50 técnicos de IPSS. Segundo a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o programa representa um investimento público regional global superior a 540 mil euros.

© GRA | Foto: SRJHE | PE