LUÍS GARCIA ALERTA PARA AMEAÇAS À SEGURANÇA NOS AÇORES

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, manifestou preocupação com o aumento de fenómenos como o tráfico de droga e a cibercriminalidade na Região, defendendo o reforço de meios da PSP e respostas mais rápidas para garantir a segurança nos Açores.

De acordo com a nota de imprensa da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia afirmou que, apesar de “os Açores continuarem a ser uma Região segura”, essa realidade “não pode ser encarada como garantida ou adquirida”, alertando para os novos desafios associados à segurança, sobretudo no combate ao tráfico de droga e à cibercriminalidade.

O apelo ao reforço de meios foi feito durante uma audiência de apresentação de cumprimentos com o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Paulo Simões Ribeiro, e com o Diretor Nacional da PSP, Luís Carrilho. O encontro contou ainda com a presença do Comandante Regional da PSP dos Açores, Hélder Valente Dias.

Durante a audiência, o Presidente do Parlamento açoriano destacou a necessidade de continuar a reforçar os meios da PSP na Região, sublinhando que “os Açores enfrentam desafios específicos decorrentes da dispersão geográfica e das exigências acrescidas de mobilidade e operacionalidade”.

Segundo a mesma fonte, Luís Garcia apontou também para o aumento das exigências colocadas à PSP na sequência da reorganização resultante da extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), considerando “essencial” garantir mais recursos humanos e operacionais para a força policial nos Açores.

O Presidente da ALRAA referiu ainda que o reforço das condições operacionais da PSP tem sido acompanhado pelo Parlamento açoriano e que esta matéria “tem gerado consensos alargados”. Nesse âmbito, recordou a recente constituição de um grupo de trabalho na Assembleia Legislativa destinado a “analisar, avaliar e propor melhorias ao dispositivo de segurança interna na Região”.

© ALRAA | Foto: ALRAA | PE