
Angra do Heroísmo recebe, no próximo sábado, 21 de fevereiro, a sessão inaugural das XVII Semanas de Estudo, promovidas pelo Instituto Açoriano de Cultura (IAC) e dedicadas ao tema “(E/I) Migrações – Territórios em Trânsito, Identidades em Construção”.
De acordo com nota informativa divulgada na quarta-feira, 18 de fevereiro, pelo Instituto Açoriano de Cultura, a sessão terá lugar a partir das 14h00, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, assinalando o arranque de um ciclo descentralizado que seguirá depois para Ponta Delgada, a 28 de fevereiro, e para a Horta, a 7 de março.
O ciclo pretende promover a reflexão e o debate público sobre os fenómenos migratórios contemporâneos, considerados pelo IAC como uma das temáticas mais relevantes no atual contexto global.
Sessão de abertura contará com dois painéis temáticos, moderados pela jornalista Marta Silva. O primeiro, dedicado às perspetivas académicas e às políticas públicas, reúne Cláudia Pereira, professora no ISCTE e coordenadora do Observatório da Emigração, antiga Secretária de Estado para a Integração e as Migrações; Raquel Matias, coordenadora do grupo de investigação “Migrações, Mobilidade e Etnicidade” do CIES-ISCTE; e Paulo Vitorino Fontes, professor da Universidade dos Açores.
O segundo painel dará voz a entidades ligadas ao terreno e à sociedade civil, com intervenções de Leoter Viegas, presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores; José Manuel Anes, fundador e consultor do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo; e Daniel Evangelho Gonçalves, doutorado em História Política (PPGH-UERJ/CHAM-Açores).
Segundo a mesma nota informativa, as sessões seguintes abordarão, em Ponta Delgada, questões relacionadas com a emigração, enquanto a sessão da Horta será dedicada à migração em sentido mais abrangente.
Com esta edição, o IAC reforça o objetivo de promover conhecimento, pensamento crítico e cidadania cultural ativa, posicionando os Açores como espaço de reflexão sobre mobilidade humana, identidades em transformação e construção de territórios inclusivos. O ciclo insere-se na tradição das Semanas de Estudo, iniciativa criada em 1961 e que, ao longo de seis décadas, tem reunido especialistas de várias áreas para “pensar os Açores no mundo e o mundo a partir dos Açores”.
As XVII Semanas de Estudo contam com a parceria da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, do Museu Carlos Machado e da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, e têm o apoio do Governo dos Açores, Bensaúde Hotels e SATA Airlines, refere ainda o Instituto Açoriano de Cultura.
© IAC | Imagem: IAC | PE
