TRÊS MILHÕES DE EUROS PARA FORMAÇÃO MODULAR DE TRABALHADORES NOS AÇORES

A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego anunciou, esta terça-feira, a abertura de um aviso de três milhões de euros para financiar formação modular certificada de curta e média duração destinada a trabalhadores do setor privado, no âmbito do Programa Açores 2030 – FSE+. As candidaturas decorrem de 10 de fevereiro a 31 de março.

A abertura do aviso foi anunciada pela Secretária Regional Maria João Carreiro, durante uma reunião em Ponta Delgada com a nova direção da Associação de Escolas Profissionais dos Açores (AEPA) e com o Vice-Presidente da ANESPO. De acordo com a informação divulgada numa nota de imprensa, o financiamento, não reembolsável, visa apoiar ações de formação presencial ou à distância, estruturadas em Unidades Curriculares ou de Formação de Curta Duração, autorizadas na Plataforma Certificar.

Podem candidatar-se ao apoio Escolas Profissionais públicas e privadas, Entidades Formadoras Certificadas, o Centro de Qualificação dos Açores e entidades empregadoras privadas da Região, através do Balcão dos Fundos (https://balcaofundosue.pt/). O aviso está publicado no portal portugal2030.pt.

O objetivo, conforme referido na nota, é “promover oportunidades de qualificação para trabalhadores”, respondendo às necessidades do mercado e aprofundando competências para uma melhor adaptação a mudanças tecnológicas e organizacionais. Maria João Carreiro sublinhou que o FSE+ é “estruturante da política regional de qualificação e requalificação de adultos, com impacto direto na empregabilidade”, apelando à “mobilização ativa” das entidades elegíveis.

Na reunião, foram ainda debatidas outras questões sobre o ensino profissional na Região, num contexto de crescimento do número de alunos. A governante reiterou o interesse do Executivo açoriano em manter uma “governação próxima, dialogante e cooperante” com as escolas, visando dignificar e modernizar este setor de ensino.

© GRA | Foto: SRJHE | PE