
O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, marcou presença, esta segunda‑feira, na abertura da Lisbon Food Affair, onde sublinhou o potencial do certame para reforçar a visibilidade e as oportunidades comerciais das 20 empresas açorianas participantes, segundo nota de imprensa divulgada pela tutela.
A Lisbon Food Affair, feira profissional dedicada ao setor agroalimentar, decorre até quarta‑feira e reúne fabricantes, distribuidores e empresas de equipamentos, serviços e tecnologias ligadas à distribuição e ao canal Horeca, tanto a nível nacional como internacional.
De acordo com a nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura destacou o caráter estratégico do evento, classificando-o como “um espaço de contactos, de diálogo”, capaz de gerar “interesse comercial nos nossos produtos, que valem sobretudo pela sua excelência e autenticidade”.
O governante salientou ainda que “estão cá 20 empresas do setor agroalimentar à procura de novos parceiros comerciais”, sublinhando o papel da Marca Açores, que celebra 11 anos, na consolidação de negócios e na afirmação da qualidade dos produtos regionais.
Ventura lembrou que os Açores têm vindo a estabelecer “contratos duradouros” em certames como este, realçando que a maioria dos produtos açorianos se distingue “pela qualidade” e não pela quantidade, com exceção do setor dos laticínios. “Temos produtos diferenciados e que remetem para um imaginário muito próprio. O consumidor procura também sensações e autenticidade quando procura produtos nestes setores”, afirmou, acrescentando que os avanços recentes no transporte entre o arquipélago e o mercado continental ou internacional têm reforçado a competitividade das empresas regionais.
A participação açoriana no evento, que acontece desde 2024, volta a concentrar-se no espaço Marca Açores, o maior da feira. As empresas presentes destacam a importância das reuniões realizadas no espaço Hosted Buyers, que têm contribuído para novas oportunidades de negócio e para o fortalecimento do processo de internacionalização dos produtos certificados com o selo Marca Açores.
Na edição de 2026, o stand Marca Açores integra as seguintes empresas e marcas: AgroMarienseCoop CRL, Azores Farm, Azores Jerky, AzorGhee, Boa Fruta, Celeiro da Terra, Conseran, Conservas Santa Catarina, Fábrica de Licores Mulher de Capote, Chá Gorreana, Insulac SA, Lactaçores UCRL, Mel do Atlântico, Milhafre dos Açores, Moaçor, MPD – Bensaude Distribuição, Quinta das Três Cruzes, Quintal dos Açores, Sociedade Corretora e Yoçor.
A nota de imprensa recorda ainda que, em 2024 e 2025, produtos açorianos foram distinguidos com o prémio LFA Innovation, graças às inovações Bananika e Bananika Chips, desenvolvidas pela empresa terceirense Loop Pursuit, reforçando o reconhecimento nacional e internacional da criatividade e qualidade do setor agroalimentar açoriano.
© GRA | Foto: SRAA | PE
