
Após a surpreendente notícia da Unicol em baixar o preço do leite produzido pelos agricultores, seus sócios na Terceira e Graciosa, parece ser decisão de muitos agricultores e apoio do Governo Regional, em reconverter as suas explorações do leite para a carne.
Já fui, mas no momento não sou produtor de uma coisa nem de outra. Confesso no entanto, de que se o fosse, estaria deveras preocupado e indeciso na escolha a fazer, quando se fala do acordo entre a União Europeia e o mercado do Mercosul! Mercado esse, como todos sabemos, com uma capacidade de produção e de competitividade, capaz de nos arrasar, caso nos forneça com os seus produtos, nomeadamente o da carne.
A carne está na verdade com um preço nunca visto nos últimos anos, entusiasmando os produtores à suposta reconversão. Uma vitela para recria, com apenas 3 meses de idade, está sendo avaliada em 500 euros… Quanto custará ao comprador para a recriar e obter o resultado da despesa e do seu trabalho?
Algumas décadas atrás, os porcos davam muito dinheiro. Cresceram esporadicamente as explorações de suínos. O preço de um leitão quase dava um alqueire de terra… Os mais velhos se lembrarão do resultado final!
Somos pequenos, temos pouca competitividade, qualquer decisão a tomar tem de ser muito bem pensada.
Fernando Mendonça
