PRAIA DA VITÓRIA AVANÇA COM EXPANSÃO E RECUPERAÇÃO DO PAUL DO BELO JARDIM

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, anunciou que as ações de expansão e recuperação do Paul do Belo Jardim irão avançar em breve, no âmbito de uma candidatura aprovada ao programa Açores 2030. A informação foi divulgada ontem, quinta‑feira, através de nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da Autarquia.

Segundo a nota de imprensa, Vânia Ferreira revelou o arranque próximo das intervenções durante a sessão de abertura do seminário “Zonas Húmidas e Conhecimento Tradicional: celebrar o património cultural”, realizado na manhã de quinta‑feira, dia 05, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. A autarca destacou que o projeto permitirá “reforçar o património natural do Concelho”.

“O Paul do Belo Jardim faz parte das três zonas húmidas que são únicas neste Concelho e na Região e, com esta intervenção, ampliaremos a área húmida e potenciaremos a recuperação daquele ecossistema”, afirmou. Acrescentou ainda que, no âmbito da mesma candidatura, será adquirida “uma unidade de bombagem para o Paul da Praia da Vitória, que visa mitigar os riscos de eutrofização da lagoa”.

A Presidente da Câmara sublinhou que estas ações se inserem numa estratégia mais ampla de preservação ambiental. “São mais dois exemplos dos vários que demonstram o nosso compromisso com a preservação ambiental e a sensibilização para a proteção e cuidado da natureza que nos rodeia”, referiu, enumerando iniciativas como o Programa Eco‑Escolas, o Programa Escola Azul, atividades de educação ambiental no âmbito da Bandeira Azul, ações de sensibilização em todo o concelho e a atribuição contínua de bandeiras azuis às zonas balneares da Praia da Vitória.

Durante a sua intervenção, Vânia Ferreira destacou ainda a relevância do conhecimento tradicional na preservação do património natural e cultural, defendendo que “o saber adquirido pela experiência e pelo contacto com a realidade” deve inspirar políticas públicas que promovam a regeneração dos recursos e dos territórios. “O conhecimento desses saberes pode, sem dúvida, inspirar a construção de políticas e medidas que permitam e potenciem a salvaguarda do nosso património natural e cultural”, afirmou.

O seminário contou com intervenções de Francisco Maduro Dias, António Frias Martins, Sofia Goulart, Susana Gonçalves e Cândida Mendes, encerrando com a participação do vereador com o pelouro do Ambiente, John Branco.

A iniciativa integra a Semana das Zonas Húmidas, promovida pela Autarquia entre 02 e 08 de fevereiro, que inclui sessões de observação de aves, visitas aos pauis e à baía da Praia, entre outras atividades.

© GC-CMPV | Foto: GC-CMPV | PE