MAU TEMPO CONDICIONA TRANSPORTE MARÍTIMO NOS AÇORES HÁ MAIS DE DUAS SEMANAS

As operações marítimas na Região Autónoma dos Açores estão condicionadas há mais de duas semanas devido à instabilidade meteorológica e à ausência de condições de segurança para a navegação e atracagem em vários portos do arquipélago, informou a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada ontem, quinta-feira, 5 de fevereiro, pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, os sucessivos episódios de mau tempo têm impedido a normalidade das operações marítimas nos Açores, afetando o transporte regular de mercadorias entre as ilhas.

A tutela esclarece que o Governo dos Açores está a acompanhar “permanentemente” a evolução da situação meteorológica e mantém um contacto contínuo com os armadores, com o objetivo de retomar, “logo que possível”, o transporte marítimo interilhas. Contudo, sublinha que a normalização da operação apenas poderá ocorrer quando estiverem reunidas condições efetivas de segurança.

Segundo a mesma nota, a atual instabilidade deve-se, em grande medida, à passagem da depressão Leonardo, responsável pelo aumento significativo da intensidade do vento e pela forte agitação marítima que se faz sentir em praticamente todo o território nacional. Vários portos encontram-se, por esse motivo, encerrados à navegação no continente e nas regiões autónomas.

A situação assume particular gravidade nos Açores, devido à fragmentação territorial do arquipélago e às grandes distâncias entre ilhas, que em alguns casos implicam várias horas ou mesmo dias de viagem marítima, impossibilitando a regularidade do transporte nas atuais condições do estado do mar.

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas alerta ainda que os fenómenos meteorológicos extremos têm revelado uma tendência de agravamento anual, exigindo ajustamentos por parte do Governo, das empresas e da população em geral, nomeadamente ao nível do aprovisionamento e do abastecimento público.

O Governo dos Açores garante que continuará a monitorizar atentamente a situação, reiterando, na nota de imprensa, que o transporte regular de mercadorias será restabelecido apenas quando estiverem asseguradas todas as condições de segurança para a navegação.

© GRA | Foto: Dariya Susak | PE