PROGRAMA LEADER SOMA 696 PROJETOS E REFORÇA DESENVOLVIMENTO RURAL NOS AÇORES

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, destacou esta sexta‑feira a importância do Programa LEADER no desenvolvimento rural dos Açores, que já mobilizou 41,8 milhões de euros e apoiou 696 projetos no âmbito do PRORURAL+.

A informação foi divulgada através de uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, que assinala a visita de António Ventura ao projeto “Próteas Arline Avelar”, em São Bartolomeu, Angra do Heroísmo, acompanhado pela presidente do Conselho de Administração da GRATER. A iniciativa, dedicada à diversificação agrícola e valorização de produtos endógenos, é um dos projetos apoiados pelo LEADER.

“O LEADER tem sido uma ferramenta determinante para dar voz aos territórios e apoiar quem quer investir e criar oportunidades nas nossas ilhas”, afirmou o governante, sublinhando que o programa demonstra que, “quando existe proximidade, conhecimento local e apoio técnico, se consegue gerar valor económico, social e ambiental de forma sustentável”.

Nos Açores, a abordagem LEADER assenta no Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), operacionalizado pelos Grupos de Ação Local (GAL). Esta metodologia é considerada estratégica para um arquipélago marcado pela dispersão geográfica e pela necessidade de diversificação da economia rural e insular.

A Secretaria Regional reforçou o programa em 2025 com uma dotação adicional de 18,5 milhões de euros, medida que, segundo a nota, visa garantir que o progresso chega “de forma inclusiva a todas as ilhas”, estimulando a criação de emprego local em áreas que vão do setor agroalimentar ao turismo sustentável.

Olhando para o novo período de programação no âmbito do PEPAC (2026‑2028), António Ventura anunciou uma dotação de 14,4 milhões de euros e uma medida inovadora destinada a dinamizar o tecido empresarial rural. “No PEPAC, o programa LEADER vai atribuir um prémio de instalação de 15 mil euros às empresas que se instalarem em território rural açoriano, independentemente da sua classificação económica”, revelou.

O Secretário Regional adiantou ainda que a legislação necessária ao novo ciclo de apoios está já em preparação, assegurando a continuidade das políticas de desenvolvimento rural até 2028.

Para António Ventura, estas medidas garantem que a agricultura e as atividades associadas “continuam a ser o motor da coesão social e do fortalecimento das comunidades rurais açorianas”, reforçando o papel estratégico do setor no futuro do arquipélago.

© GRA | Foto: SRAA | PE