Foi lançado o concurso público para a aquisição, instalação e manutenção de um equipamento de Tomografia Computorizada (TAC) para a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, num investimento de 578 mil euros. A informação foi esta quarta-feira divulgada em nota de imprensa pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.
Segundo o mesmo comunicado, a Secretária Regional, Mónica Seidi, considera que esta aquisição representa “um passo muito importante para os utentes do Serviço Regional de Saúde da ilha Graciosa”, sublinhando que o novo equipamento permitirá reduzir significativamente as deslocações para outras ilhas, “evitando assim todos os transtornos que sabemos que essas deslocações podem trazer, em especial para os utentes de idade mais avançada”.
A aquisição insere-se nas ações do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Hospital Digital da Região Autónoma dos Açores e tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta da Unidade de Saúde da Graciosa, aproximando os serviços de diagnóstico dos utentes.
De acordo com a nota, o concurso público encontra-se publicado em Jornal Oficial e estará aberto durante 30 dias, até às 23h59 da data limite. As propostas apresentadas terão de ser mantidas pelos concorrentes durante 120 dias após o fecho do prazo, sendo que o contrato a celebrar terá uma duração de 10 anos.
A governante destacou ainda que esta é “mais uma aquisição inserida no PRR que permitirá trazer maior conforto aos açorianos”, garantindo acesso a meios complementares de diagnóstico modernos e adequados às necessidades da população da ilha Graciosa.
© GRA | PE
