NOVA LIGAÇÃO AÉREA ENTRE TERCEIRA E SÃO FRANCISCO REFORÇA LIGAÇÃO TRANSATLÂNTICA E APOSTA NA DIÁSPORA

A nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira, nos Açores, e a cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, operada pela TAP, foi oficialmente inaugurada esta terça-feira, 3 de junho. O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, congratulou-se com o arranque da operação, considerando-a uma aposta estratégica que “serve a diáspora açoriana e a Região a nível cultural, económico, político e estratégico”.

A ligação, que decorrerá até 17 de setembro, realiza-se uma vez por semana, com partidas da Terceira às terças-feiras e regresso de São Francisco às quartas. A operação será assegurada por aeronaves A330neo da companhia aérea nacional, com capacidade para cerca de 298 passageiros.

Numa nota de imprensa divulgada pela Vice-Presidência do Governo Regional, Artur Lima recordou que, “em 2023, durante deslocação oficial à Califórnia, reafirmei o compromisso com a diminuição de distâncias e barreiras geográficas entre os Açores e as suas comunidades”. Sublinhou ainda que “esta ligação aérea aproxima-nos ainda mais desse propósito”.

O governante realçou a importância da nova rota na valorização das relações com os açorianos emigrados nos Estados Unidos: “A ligação com os açorianos que vivem nos Estados Unidos é profundamente valorizada”. Acrescentou também que se verificam “claras vantagens para o setor do turismo do Grupo Central, em particular, e dos Açores em geral”.

A criação desta ligação resulta de contactos institucionais mantidos entre o Governo Regional e a TAP. Em agosto de 2024, Artur Lima reuniu-se, em Lisboa, com o Presidente do Conselho de Administração da companhia aérea, Luís Rodrigues, onde foram discutidas questões relacionadas com a mobilidade dos açorianos e o reforço das ligações aéreas entre a Região e a América do Norte.

A nova rota permitirá ainda aumentar a oferta de lugares disponíveis e a capacidade de carga aérea com destino a Lisboa. Segundo a mesma nota de imprensa, o voo representa “um esforço, da parte do Governo Regional, na promoção e no aumento da capacidade de exportação dos nossos produtos, tanto para as nossas comunidades, que se encontram na Costa Oeste dos Estados Unidos, assim como com destino ao continente português”.

Esta nova ligação insere-se na estratégia do Governo Regional dos Açores de aprofundar os laços com a diáspora e de afirmar o arquipélago enquanto plataforma atlântica entre a Europa e a América do Norte.

© GRA | Foto: VPGRA | PE