PRAIA DA VITÓRIA RECEBE SELO MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE 3 ESTRELAS

A Câmara Municipal da Praia da Vitória foi distinguida com o Selo Município Amigo da Juventude – categoria 3 estrelas 2025, atribuído pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ). A autarquia vê assim renovado o galardão que reconhece boas práticas e políticas municipais direcionadas para a Juventude.

A distinção foi anunciada na quarta-feira nas redes sociais da Câmara Municipal da Praia da Vitória. O vice-presidente da autarquia, Ricky Baptista, responsável pelo pelouro da Juventude, destacou que este reconhecimento “distingue o nosso compromisso com a criação e potenciação de políticas amigas da Juventude, dando respostas concretas aos anseios da Juventude do Concelho”.

O Selo Município Amigo da Juventude avalia as políticas municipais com base em critérios como a existência de um Conselho Municipal de Juventude, Plano Municipal de Juventude, apoio ao associativismo juvenil e incentivos ao talento e empreendedorismo jovem. A categoria de três estrelas exige o cumprimento de pelo menos cinco critérios, incluindo, preferencialmente, a existência do Conselho Municipal de Juventude ou equivalente.

A autarquia praiense integra a Rede de Municípios Amigos da Juventude, criada em 2020 pela FNAJ, que atualmente conta com 161 municípios aderentes em todo o país.

CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DO SELO MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE

De acordo com a informação divulgada na página oficial da FNAJ, os municípios que integram a Rede de Municípios Amigos da Juventude devem cumprir um conjunto de critérios para manter a sua adesão e serem distinguidos com o Selo Município Amigo da Juventude.

No final de cada ano, as autarquias que aderiram à Rede precisam de cumprir pelo menos três critérios para continuar integradas na iniciativa. Para obterem o selo de reconhecimento, devem preencher um mínimo de cinco critérios.

Os critérios avaliados incluem a existência de um Conselho Municipal de Juventude (ou equiparado), Plano Municipal de Juventude, apoio ao associativismo juvenil, políticas de incentivo ao talento e empreendedorismo jovem, pelouro dedicado à Juventude, técnicos especializados na área, orçamento específico para a Juventude, ferramentas de co-gestão como o Orçamento Participativo Jovem e espaços destinados a associações e projetos juvenis.

A distinção atribuída aos municípios varia em três categorias:

Selo com três estrelas – exige o cumprimento de cinco critérios, sendo recomendável que um deles seja o Conselho Municipal de Juventude (ou equivalente);
Selo com quatro estrelas – implica o cumprimento de sete critérios, sendo obrigatório um deles corresponder ao Conselho Municipal de Juventude ou ao Plano Municipal de Juventude;
Selo com cinco estrelas – atribuído apenas às autarquias que cumprem a totalidade dos nove critérios estabelecidos.

© GC-MPV — FNAJ | Imagem: FNAJ | PE