NOTÍCIAS DOS TELEJORNAIS!

Nem sempre arranjo tempo ou me disponho a ouvir as notícias do dia, sejam elas Nacionais ou apenas Regionais.

Hoje, talvez porque o tempo estava fresco e me recolhi mais cedo a casa, acabei por isso ouvindo, tanto as notícias da SIC, como também da RTP Açores.

Das primeiras saliento dois temas sinalizados e celebrados como dias mundiais durante a semana corrente: Dia Mundial da alimentação e dia Mundial na luta contra a fome. Ambos naturalmente interligados, porque se não há alimento, a consequência é precisamente a Fome!

Dizia a SIC, que na sequência da enorme emigração, clandestina ou legal de Timorenses, estavam as ruas de Lisboa com várias dezenas de novos sem abrigo. Alguns conseguiam chegar à comida, enquanto que outros se juntavam aos já bastante famintos que existiam em Portugal, nomeadamente na capital.

Preocupante, quando um país com cerca de 10 milhões de habitantes, se julga, cerca de 2 milhões procuram ou precisam de ajuda para sobreviverem! Preocupante ainda, quando os hipermercados começam a colocar alarmes nas latas de atum e outros bens essenciais, porque acusam, estarem a ser roubados por alguns clientes. Sabem eles e sabemos nós, que tudo isso está ligado ao assunto em causa: A FOME!

A RTP Açores, traz-nos o testemunho de um dos maiores especialistas em economia, natural da nossa região e, no momento, trabalhando como economista para o Governo dos Estados Unidos.

Alertava o especialista para a atual e provável continuidade da subida das taxas de juro e o seu reflexo nos bolsos das famílias açorianas, principalmente no que diz respeito ao endividamento à habituação e ao crédito pessoal.

Com a subida da inflação que vai decorrendo, agregada ao aumento das taxas de juro, os próximos tempos não vão ser nada simpáticos para todos os portugueses, nos quais estamos incluídos. Às vezes penso ser preferível não seguir os telejornais, mas por outro lado também acho, que devemos estar preparados para as tempestades que eventualmente possam vir, a fim de não nos apanharem desprevenidos.

Fernando Mendonça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s