“É PRECISO AGIR COM URGÊNCIA”, DIZ PRESIDENTE DO GOVERNO SOBRE CADEIAS DE SÃO MIGUEL E DO FAIAL

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou esta quarta-feira ser preciso “agir com urgência” na construção de uma nova cadeia em São Miguel e na requalificação do espaço prisional na ilha do Faial, de modo a que haja “dignidade” para os reclusos em matéria de direitos humanos.

“Esta matéria tem sido muitas vezes proclamada e muitas vezes adiada. É preciso agora falar menos e fazer mais”, sublinhou José Manuel Bolieiro, citado em nota de imprensa, quando falava à margem da inauguração do Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada.

O Presidente do Governo, ladeado pela Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, mostrou esperança que a governante consiga “passar das palavras aos atos”.

“É minha expectativa que a senhora Ministra entre na história pela capacidade de realização”, declarou ainda José Manuel Bolieiro.

Antes, e dirigindo-se a dezenas de presentes na inauguração do espaço, o governante declarou ser necessário haver “criar uma literacia específica dos magistrados” para o entendimento da “realidade específica” de um arquipélago como os Açores, que tem uma Assembleia Legislativa Regional.

“Esta realidade não pode ficar no limbo no papel que os tribunais administrativos e fiscais desempenham nos Açores”, prosseguiu.

Ana Celeste Carvalho, Juíza Desembargadora, é a Presidente do Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada.

© GRA | Foto: MM | PE