XIX GRANDES FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PONTA DELGADA ARRANCAM A 07 DE JULHO

As XIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada têm início na quinta-feira, 07 de julho, com a inauguração da exposição de fotografia “Divino em Objetiva 19”, da autoria da AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores), às 18:30, no Lado Norte da Igreja Matriz.

De acordo com nota do município, no mesmo dia, às 19:00, será inaugurada a tenda do “Divino Espírito Santo de Alenquer”, também no Largo Norte da Igreja Matriz, e, às 21:30, terá lugar, na Igreja Matriz, a Conferência Inaugural, este ano subordinada ao tema “Porque ama, une. Porque une, transborda de amor. O Espírito Santo no coração da experiência da mística”. Esta conferência será proferida pela Profª Drª Eugénia Maria da Silva Abrantes.

Às 22:00, realizar-se-á o concerto inaugural pela Sinfonietta de Ponta Delgada, ainda na Igreja Matriz.

Na sexta-feira, 08 de julho, às 20:00, terá lugar a Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhada pela Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, da Candelária. Como habitualmente, a Mudança começa no Centro Municipal de Cultura e termina nos Paços do Concelho.

Segue-se o Desfile da Charanga dos Bombeiros, na Praça do Município, e a abertura do Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Paralelamente, decorre o já tradicional concurso de massa sovada. O júri convidado é, novamente, constituído por membros da Confraria dos Gastrónomos dos Açores e o concurso será nos Paços do Concelho.

Também como já é tradição, na sexta-feira proceder-se-á à Bênção das Despensa do Espírito Santo, na tenda Praça Gonçalo Velho (Portas da Cidade); arrematação da massa e do pão, no mesmo local; abertura do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho de Ponta Delgada, na Rua de Santa Luzia; abertura dos Quiosques de Solidariedade Social, no Largo Norte da Igreja Matriz; e o concerto da Banda Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, às 22:30, Coreto da Festa (Largo Sul da Igreja Matriz)

Já no sábado, 09 de julho, a partir das 09:00, serão distribuídas as Pensões por várias Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Ponta Delgada. Às 11:30, no Coreto do Campo de São Francisco, será inaugurado o Triato do Espírito Santo.

É também no Campo de Francisco, que, a partir das 12:00, haverá a partilha popular das Sopas do Espírito Santo, ao que segue, pelas 15:00, o Cortejo Etnográfico das 24 Freguesias do Concelho, na Avenida Infante D. Henrique.

Pelas 19:30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem início a Recitação do Terço, Cantado pelo Movimento da Legião de Maria.

Pelas 20:00, terá lugar a atuação do grupo musical “Alma Menor”, de Alenquer, na Praça do Município, e às 21h00, no mesmo local, a atuação do grupo musical “Raquel Dutra”.

Às 22:00, atuará a Escola de Violas da Relva, no Coreto da Festa, e, às 23h00, o agrupamento “Música Nostra”. Ambos os concertos terão como palco o Coreto da Festa.

No domingo, 10 de julho, às 09:30, no largo da Igreja Matriz, realiza-se a Missa da Coroação, que será animada pelo grupo coral e litúrgico de São Sebastião.

Pelas 11:00, na tenda da Praça Gonçalo Velho, realiza-se o Bodo de Leite, enquanto às 16:00, tem início a Grande Coroação dos Impérios do Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, que percorrerá o circuito habitual: Campo de São Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua Drº José Bruno Tavares Carreiro, Rua dos Mercadores e Praça do Município.

O palco da Praça do Município recebe, às 20:00, o Grupo de Cantigas ao Desafio e, às 21:00, o grupo Ensemble de Saxofones, Percussão e Órgão.

As XIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada encerram com o concerto da Banda Fundação Brasileira, dos Mosteiros, no Coreto da Festa, às 22:00.

© CMPD | Imagem: CMPD | PE