CÂMARA DE PONTA DELGADA LANÇA “PDL ÀS COMPRAS”

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de lançar o programa “PDL às Compras”, elaborado com o propósito de “apoiar os comerciantes de Ponta Delgada e incentivar o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, com especial incidência no centro histórico da cidade”.

De acordo com nota da autarquia, o programa apresentado ao final da manhã de quarta-feira, contempla ainda a isenção do pagamento do estacionamento nos parques de São João, Avenida e Castilho (de segunda a quinta-feira, entre as 18h00 e as 19h00; às sextas-feiras e vésperas de feriado das 18h00 às 20h00, e aos sábados com duas horas de isenção de pagamento no período compreendido entre as 09h00 e as 15h00).

“Esta é mais uma medida a somar às várias ações estratégicas tomadas por esta Câmara Municipal no sentido de revitalizar o comércio tradicional, reabilitar o centro histórico e elevá-lo a novos índices de excelência”, sustentou, citado na nota, o presidente da edilidade, Pedro Nascimento Cabral, dando como exemplos as medidas “PDL à Prova” e “PDL ConVida” e o programa Reviva, já implementadas com forte adesão e impacto positivo na economia da cidade e do concelho.

Pedro Nascimento Cabral acrescentou que “PDL às Compras” passa por incentivar o tecido empresarial local a inovar, mobilizando os comerciantes e estimulando hábitos de consumo que impulsionem ao regresso às compras, beneficiando simultaneamente os potenciais clientes com um horário alargado de funcionamento dos estabelecimentos.

Com uma dotação financeira de 80 mil euros, a medida foi desenvolvida em estreita articulação com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, representada na Conferência de Imprensa pelo Vice-presidente, Pedro Melo, que, na ocasião, felicitou a autarquia pela natureza da iniciativa, esperançado de que esta possa vir a ser “uma ajuda às empresas”, ter um impacto verdadeiramente positivo junto delas e atrair, cada vez mais, os consumidores a fazer compras no centro da cidade.

O programa destina um montante global de mil euros a cada estabelecimento aderente, sendo possível, a partir de 3 de junho, os respetivos proprietários inscreverem-se na medida através da submissão do Formulário de Adesão nos Serviços Online do Município ou através do preenchimento do Formulário de Adesão já disponível no Portal da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Entre segunda e quinta-feira, os estabelecimentos aderentes estarão abertos mais uma hora, encerrando, assim às 19h00. Nas sextas-feiras e vésperas de feriados, alargarão o seu horário por mais duas horas, passando a encerrar às 20h00, enquanto que nos sábados encerrarão às 15h00.

A medida “PDL às Compras” vai decorrer de 1 de junho a 2 de julho e está interligada com o programa cultural da cidade.

© CMPD | Foto: CMPD | PE