
A Associação Olhar Poente, no concelho da Praia da Vitória, dispõe de mais 55 vagas para creche contratualizadas com o Governo Regional dos Açores, foi esta segunda-feira revelado.
Em nota publicada na página internet do Governo, a Vice-Presidência informa que as contratualizações inserem-se, “no âmbito da política de apoio à conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional”, sendo que recentemente, “vários contratos de cooperação em vigor com a Associação Olhar Poente foram alvos de alteração, nomeadamente no domínio das capacidades protocoladas com o Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA) para creche”.
A Vice-Presidência informa ainda, que foi celebrado novo contrato de cooperação com a Olhar Poente, “na valência de creche, a funcionar na freguesia dos Biscoitos, com início a 1 de abril de 2022 e que veio trazer um acréscimo de mais 38 novos lugares contratualizados com o ISSA”.
Para Artur Lima, vice-presidente do Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM, o objetivo de implementação desta resposta social na freguesia dos Biscoitos, visa dar continuidade ao desenvolvimento de uma rede de serviços de apoio à infância de qualidade nos meios rurais.
Para além das 38 vagas contratualizadas para creche nos Biscoitos, a Associação Olhar Poente passa a contar também com mais 17 vagas comparticipadas pela segurança social nas creches das Fontinhas, Vila Nova e Fonte do Bastardo.
Com as alterações operadas, para a valência de creche, esta instituição beneficiará de acréscimo financeiro de 191 mil euros, passando o seu financiamento anual, neste domínio, de 253 mil euros, em 2021, para 444 mil euros, em 2022.
Segundo o titular da pasta de Solidariedade Social, a “estratégia do Governo, na área da infância, é transversal a todas as ilhas e passa por aumentar, sempre que possível, o número de vagas em respostas sociais para a infância”.
“O aumento de vagas em creche e centros de atividades de tempos livres, assim como a isenção do pagamento de mensalidades em creche até ao 13.º escalão configuram medidas estruturais de apoio à família e de combate à pobreza e exclusão social”, realça a nota do executivo.
© GRA | Foto: J. Edgardo Vieira/GRA | PE
