GOVERNO REGIONAL DIZ QUE PORTOS DOS AÇORES TEVE MELHORES RESULTADOS “DE SEMPRE”

A empresa pública Portos dos Açores, que gere as infraestruturas portuárias da região, registou, em 2021, os melhores resultados financeiros “de sempre”, anunciou esta quarta-feira o secretário regional dos Turismo e dos Transportes, Mota Borges.

“Depois de uma acumulação de prejuízos anuais com muitos zeros, este ano [2021], a Portos dos Açores tem um resultado líquido de 150 mil euros negativos apenas, e portanto, é o melhor resultado líquido de sempre”, disse o governante no final de uma reunião, realizada na cidade da Horta com a administração da empresa.

Segundo Mota Borges, os resultados operacionais da Portos dos Açores, durante o exercício de 2021, foram de um milhão e 400 mil euros positivos, “o que também não acontecia” há muito tempo.

“Isto é fruto de um empenhamento grande dos trabalhadores, da administração e dos corpos diretivos da empresa, na sequência dos sinais que temos transmitido de que é preciso que as empresas públicas regionais sejam não só uma fonte de benefício coletivo, mas que não tragam um peso insuportável em termos de défice de exploração”, frisou o titular da pasta dos Transportes nas ilhas.

Em 2021, a Portos dos Açores investiu cerca de 50 milhões de euros na recuperação de infraestruturas danificadas pelo furacão Lorenzo, que atingiu a região em outubro de 2019, com rajadas de vento superiores a 150 quilómetros/hora e ondas de mar de 15 metros, que destruíram infraestruturas portuárias, estradas e habitações.

“Mesmo ao nível de investimento em obras de reparação ou reconstrução de infraestruturas, que estão sempre sujeitas às contingências da meteorologia, a Portos dos Açores tem estado atenta, tem mobilizado os meios necessários, e a maior parte das obras que foram danificadas seriamente pelo Lorenzo estão em fase franca de reconstrução”, frisou Mota Borges.

© Lusa | Foto: GRA/MM | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s