
O Posto Territorial da Guarda Nacional Republica da Horta, apreendeu domingo, na freguesia da Conceição, concelho da Horta, ilha do Faial, “13 quilos de lapas” capturadas em época de defeso e em área de reserva natural, foi hoje revelado pelo Comando Territorial dos Açores.
Em comunicado, a GNR afirma que, “no decorrer de uma ação de vigilância e patrulhamento à costa, os militares da Guarda detetaram em flagrante dois homens de 28 e 30 anos e uma mulher de 56 anos de idade, no exercício da apanha da lapa, em época de defeso e em área de reserva, na orla costeira”.
No âmbito desta ação, foram elaborados “três autos de contraordenação pela apanha de lapa mansa (Patella candei) em período de defeso, cujo valor da coima pode ascender aos 3 500 euros”.
“As lapas apreendidas foram restituídas ao seu habitat natural”, lê-se ainda no comunicado.
A GNR recorda “que a implementação do período de defeso, bem como das áreas de reserva, resulta em benefícios biológicos, possibilita uma maior proteção da desova, do desenvolvimento larvar e da fixação destes espécimes, fatores determinantes para o desenvolvimento das lapas”.
© CT-GNR-A | Imagem: CT-GNR-A | PE
