
No âmbito do Orçamento Participativo 2021 da Região Autónoma dos Açores, o projeto intitulado “Convidamos-te a sentar…”, apresentado por alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio (ESVN) foi aprovado para a fase final de votação.
Este projeto de investimento, no valor de 25 mil euros e prazo de execução de 24 meses, “visa melhorar as salas de aula através da aquisição de novas cadeiras que tenham em consideração o conforto e a postura correta dos estudantes, contribuindo para o seu bem-estar, para a prevenção de futuras doenças da coluna e até para um maior nível de concentração e sucesso na aprendizagem”.
Nos considerandos do projeto, submetido na área temática de “Juventude — hábitos de vida saudáveis”, os alunos proponentes, Francisca Dinis, Pedro Coelho, Selma Ribeiro e Patrícia Dores, expõem que ao falar-se em hábitos saudáveis, “acaba por ficar esquecido um aspeto muito importante: devemos adotar uma boa postura sentados! Para isso, muito contribui o tipo de cadeira no qual os nossos jovens permanecem sentados na sala de aula, em média, cerca de 6h a 8h por dia”.
Segundo argumentam, o mobiliário existente na ESVN é desadequado, “onde predominam as cadeiras desconfortáveis e sem qualquer preocupação ergonómica”. Esta factualidade, é para a comunidade escolar “um problema grave, sobretudo quando o número de jovens que sofrem de escoliose é cada vez maior”.
Paralelamente, com esta proposta, os alunos signatários pretendem mostrar, que todos “podem e devem, através da participação em iniciativas governamentais, intervir ativamente na comunidade em que se encontram inseridos e de uma forma informada e participada, mostrar o seu poder e espírito de cidadania”.
O projeto segue agora para a fase de votação final que decorre de 01 de dezembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022, na qual todos os açorianos são convidados a fazerem a sua escolha, através do sítio da internet do OP Açores, em https://op.azores.gov.pt.
O Orçamento Participativo dos Açores para 2021 conta com uma verba de 1,2 milhões de euros, segundo anunciou em junho o Governo Regional.
© PE
