
A Direção-Geral do Consumidor (DGS), informa o público em geral, que “as notas de 10.000 escudos (Efígie: Infante D. Henrique), de 5.000 escudos (Efígie: Vasco da Gama), de 2.000 escudos (Efígie: Bartolomeu Dias), de 1.000 escudos (Efígie: Pedro Alvares Cabral) e de 500 escudos (Efígie: João de Barros), retiradas de circulação a 28 de fevereiro de 2022, prescrevem a 1 de março de 2022”.
Assim, a DGS comunica que estas “notas poderão ser trocadas nas Tesourarias do Banco de Portugal (https://www.bportugal.pt/contactos) até ao dia útil anterior à data de prescrição, 28 de fevereiro de 2022”.
A DGS declara ainda que, “na impossibilidade de troca presencial, pode enviar-se o numerário por correio registado, com valor declarado”, para o seguinte endereço:
Banco de Portugal
Departamento de Emissão e Tesouraria
Unidade Central de Operações com Numerário
Apartado 2001
1101-801 Lisboa
O envio de numerário para troca postal deve obedecer aos seguintes requisitos:
1. As notas/moedas devem ser acondicionadas em envelope fechado com a indicação “Contém numerário” e discriminação do numerário enviado, colocado dentro de outro envelope postal;
2. O apresentante deve ser identificado (nome, morada, contacto telefónico e/ou correio eletrónico) e devem ser fornecidos os dados necessários para a realização de transferência bancária (IBAN, para contas domiciliadas em Portugal, ou SWIFT CODE e restante informação bancária necessária, para contas domiciliadas no estrangeiro).
© DGC | Imagem: DGC | PE
