
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou esta terça-feira, no segundo dia da visita estatutária à ilha do Pico, o avançar da reabilitação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, orçada em dois milhões de euros, e um investimento total de cerca de 13 milhões de euros na proteção do porto de pesca e reforço do molhe.
O chefe do executivo da coligação PSD/CDS-PP/PPM, citado em nota de imprensa, falava após o Governo se ter reunido com a presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, a socialista Ana Brum e respetivo elenco camarário.
No que refere ao Centro de Saúde, o objetivo é não adiar mais o “inadiável”, e garantir qualidade aos moradores no concelho, afirmou Bolieiro.
“Esperamos ter o projeto concluído até fim de 2021 e um prazo de execução de 14 meses. A par da edificação, serão reforçados os recursos humanos e um aumento significativo de consultas a que terão direito”, garantiu o presidente.
Quanto ao investimento de 13 milhões de euros na proteção do porto de pesca e reforço do molhe das Lajes do Pico, a obra em curso tem um prazo e execução de três anos.
“Esta obra está já em curso. Estamos a fazer os pré-fabricados na Madalena para serem aqui colocados, desde há cerca de três meses. A obra rondará os 13 milhões de euros, a realizar em 36 meses, e vai assegurar boa proteção do porto e do reforço do molhe. Com isso, todo o ordenamento do espaço será compatível com a melhoria significativa deste porto nas Lajes do Pico”, vincou.
Boleiro adiantou ainda que está previsto no Plano e Orçamento para 2022 um valor de 1,7 milhões de euros para requalificar o matadouro da ilha do Pico.
O executivo cumpriu esta terça-feira o segundo e último dia da visita estatutária ao Pico, a terceira do XIII Governo Regional dos Açores, que se seguiu à Graciosa e São Jorge.
© GRA | Foto: MM | PE
