VIATURA SIV SEDIADA NA PRAIA DA VITÓRIA NO INÍCIO DO PRÓXIMO ANO

No início do próximo ano uma viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) vai passar a estar sediada na Praia da Vitória, mais concretamente, no quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.

O anúncio foi feito pela novel presidente do município praiense, Vânia Ferreira, citada em nota de imprensa da autarquia, a propósito da sua primeira visita institucional, precisamente às instalações dos bombeiros voluntários da cidade.

Segundo disse, a Câmara encontra-se a trabalhar para encontrar as melhores soluções, em termos de investimentos municipais, para a “implementação de equipas de intervenção permanente”, apontando como exemplo a futura sedição, naquele quartel, “no início do próximo ano”, de uma viatura SIV, garantindo uma “resposta mais eficaz, num contexto de emergência pré-hospitalar” aos habitantes do concelho.

A sediação de uma viatura SIV no concelho da Praia da Vitória é uma reivindicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória que remonta a janeiro de 2020, quando na sequência da entrega no Hospital da Ilha Terceira de uma nova viatura SIV pelo anterior Governo Regional do PS, o ex-autarca praiense, Tibério Dinis, reclamou para o concelho esta nova viatura.

“Caso a Secretaria Regional da Saúde e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores não venham a sediar a nova viatura na Praia da Vitória durante o ano de 2020, a CMPV, a bem dos praienses assumirá a aquisição de uma viatura SIV, durante o ano de 2021”, lia-se então, numa nota publicada no sítio do município a 09 de janeiro de 2020.

Em 25 de janeiro do corrente ano, o atual secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, que tutela a Proteção Civil dos Açores, em declarações aos jornalistas, após uma visita e reunião de trabalho com a direção da AHBVPV, afirmou que a sediação de uma viatura SIV na Praia da Vitória “é uma matéria que está a ser analisada, de acordo com as disponibilidades do serviço, mas sempre no propósito de prestar um melhor serviço à população”. Nesse sentido, acrescentou, “a SIV garante a saúde em situações de emergência e é isso que estamos a avaliar, com o apoio da câmara municipal”.

O SIV visa garantir o transporte rápido de uma equipa multidisciplinar ao local onde se encontra o doente, tendo como objetivo a prestação de cuidados de saúde para a estabilização pré-hospitalar.

Este serviço assegura também o acompanhamento médico durante o transporte de doentes críticos, vítimas de acidente ou doença súbita, em situações de emergência.

© PE | Foto: GC-MPV

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s