MUSEU DO VINHO ACOLHE DOIS FESTIVAIS MUSICAIS NO PICO

O Museu do Pico (MP) acolhe nos dias 12, 15, 16, 17 e 18 de setembro, a realização de vários concertos de dois festivais musicais, na Madalena do Pico, informou esta quarta-feira a Direção Regional da Cultura.

Nesse âmbito, o Museu do Pico associa-se, pela primeira vez, ao Festival Internacional dos Açores, que promove a 16.ª edição, com a dinamização, a 12 de setembro, pelas 15:30, no Museu do Vinho, de um recital de violoncelo a solo com Pavel Gomziakov, seguido de provas de vinhos.

O músico Pavel Gomziakov, nascido na região dos Urais, Rússia, iniciou os estudos de violoncelo aos nove anos de idade e aos catorze foi viver para Moscovo, onde ingressou na Escola de Gnessin e no Conservatório de Moscovo. Em 2000 foi admitido na Escola Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, e terminou o seu período de aperfeiçoamento no Conservatório Nacional de Paris. Premiado em vários concursos internacionais, já atuou em várias salas de concerto em todo o mundo, como solista ou integrado em agrupamentos.

Criado em 1984, o Festival Internacional dos Açores, que até 2006 contou com quinze edições, é um evento musical que a entidade promotora, a CULTURXIS, reativou no corrente ano, apresentando um projeto com direção artística e acompanhamento de dois dos organizadores originais deste festival, Jorge Forjaz e Adriano Jordão.

A entrada para o evento é gratuita, mas necessita de reserva através do email do Festival: festivalazores@gmail.com.

O segundo certame artístico, que decorre entre os dias 15 e 18 de setembro, à hora de almoço, pelas 12:30, nos espaços exteriores do Museu do Vinho, é referente ao 6.ª Festival Cordas – Cordas World Music Festival.

Nesse âmbito, no dia 15, atuarão Pieter Adriaans e o seu irmão Ewout Adriaans, trazendo vários instrumentos de corda e sons originais e de improvisação no estilo do blues; no dia 16, subirá ao palco Marcos Fernandez, professor de guitarra e participante de várias iniciativas, com sonoridades da Galiza; nos dias 17 e 18, atuarão, respetivamente, Luís Barbosa e Sara Cruz, ambos açorianos, que apresentarão temas originais inspirados no rock, funk e blues.

As entradas para os concertos são igualmente gratuitas, sendo obrigatório o uso de máscara, bem como a distância de segurança entre o público.

© GRA | Foto: DRaC | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s