
O secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, visitou esta terça-feira, no Faial, no parque empresarial, a obra de construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Horta.
De acordo com nota do executivo, a “obra decorre em bom ritmo e deverá estar concluída em janeiro do próximo ano”, sendo o valor da empreitada “três milhões de euros”.
Para Clélio Meneses, citado na nota, este “é um exemplo de obra que se estima estará terminada antes do prazo de conclusão e também com um valor que possivelmente será inferior ao valor inicial estimado”.
Depois de concluído, “o novo quartel vai permitir a mudança da centenária Associação de Bombeiros da Horta (fundada em 1912), do coração da cidade para o Parque Empresarial e Tecnológico da Ilha do Faial, já no início de 2022”, refere a nota.
O titular a pasta da Proteção Civil do Governo de Coligação PSD/CDS-PP/PPM, para além de congratular-se “com o bom ritmo da empreitada de construção” revelou que “dos cerca de três milhões do custo da obra, este governo já pagou mais de 1 milhão e 800 mil euros, o que quer dizer que há um esforço financeiro no sentido de manter os pagamentos a tempo ao empreiteiro, para também desta forma, com pagamentos atempados” haver um contributo positivo “para o procedimento normal da obra”.
“Este esforço financeiro irá desenrolar-se e enquadra-se no esforço financeiro do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e do Governo Regional, relativamente às associações de bombeiros”, frisou o governante.
Por outro lado, Clélio Meneses anunciou que as associações de bombeiros dos Açores começaram hoje a receber as verbas de compensação correspondentes às quebras na sequência da covid-19.
“Era uma reivindicação que decorre também de uma deliberação do Parlamento dos Açores e só há cerca de um mês é que recebemos todos os documentos de todas as associações de bombeiros, comprovativos das quebras que tiveram nesse período e em passo muito rápido, conforme nos comprometemos, já estamos a pagar. As associações de bombeiros que cumprem estes critérios já estão a receber estes valores que no global ascendem a 450 mil euros”, salientou Clélio Meneses.
© GRA | Foto: SRSD | PE
