VICE-PRESIDENTE DENFENDE QUE “ESTREITAMENTE DA RELAÇÃO” ENTRE AUTARQUIAS E GOVERNO PODE AUMENTAR OFERTA HABITACIONAL

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, defendeu que o “estreitamento da relação” entre o poder local e o Governo Regional permite “resolver rapidamente os problemas identificados”, nomeadamente as carências habitacionais no arquipélago.

Artur Lima, citado em nota do executivo PSD/CDS-PP/PPM, falava na manhã desta segunda-feira, em São Jorge, por ocasião da cerimónia de assinatura de um contrato ARAAL entre a Vice-Presidência do Governo e a Câmara Municipal de Velas, que tem como intuito garantir as condições de estabilidade e de edificabilidade dos lotes dos Casteletes, na Urzelina, para posterior construção de habitações.

Face aos “problemas que existiam há muitos anos” com aqueles lotes, o governante realçou o compromisso estabelecido com o presidente da Câmara Municipal de Velas para encontrar uma solução para esta situação, acrescentado “que a melhor maneira de resolver é pedir a colaboração do poder local, que significa “poder mais próximo dos cidadãos e melhor execução”.

“Avançou-se com a celeridade possível e em breve os lotes estarão disponíveis para as pessoas concorrerem e construírem a sua casa”, sublinhou.

De forma a garantir um aumento da oferta habitacional na ilha de São Jorge, o contrato assinado prevê que a Vice-Presidência garanta o financiamento do projeto em cerca de 280 mil euros e preste apoio técnico sempre que solicitado, enquanto ao Município de Velas cabe elaborar o projeto inerente à empreitada, lançar o concurso e fiscalizar a obra.

Segundo o vice-presidente do Governo, essa estratégia de cooperação com o poder local é “para continuar no futuro”, a fim de, por exemplo, se responder mais eficazmente ao desafio da fixação das populações no território.

Artur Lima asseverou ainda que “ganha a Câmara Municipal, ganha o Governo e ganham os munícipes do Concelho de Velas e que é isso que deve mover o poder regional e o poder local”.

© GRA | Foto: VPGR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s