PRAIA DA VITÓRIA: QUATRO DÉCADAS DE UMA CIDADE POR CUMPRIR

A Praia da Vitória comemora hoje 40 anos de elevação ao estatuto administrativo de cidade. Foi através do Decreto Legislativo Regional n.º 7/81/A, de 20 de junho, que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores elevou a então vila da Praia da Vitória a cidade.

Neste diploma escrevia-se: “As perspetivas do seu futuro passam pelo aproveitamento de importantes aptidões portuárias, já programado, que fará dela, possivelmente, o principal centro económico da ilha Terceira”.

Quarenta anos depois constate-se que o “possivelmente”, mais que uma salvaguarda relativamente ao futuro — sempre incerto — encerrava uma inegável e triste realidade: a construção de um enorme “elefante branco” que destruindo a maior praia de areia branca dos Açores, continua por afirmar-se como polo económico não só no arquipélago como até – pasme-se — da própria ilha.

Nestes 40 anos sempre faltou à Praia da Vitória uma estratégia clara e definida, que aliada à inexistência de vozes de peso que verdadeiramente defendem os seus legítimos e reais interesses, sempre a fizeram “navegar” nas “ondas” de cada momento e, por isso, sempre se dissiparam na espuma dos dias.

Dir-se-á que nesta cidade por cumprir, em 40 anos, sucessivamente falharam os decisores políticos. É uma forma redutora, simplista e muita cómoda de ver as coisas. Na verdade, falhou a Praia e as suas gentes, que sempre se manifestaram incapazes de colocar os interesses de uma cidade, de um concelho e de todo um povo, à frente dos interesses dos seus próprios umbigos, a cada momento, que foram chamados com responsabilidade a pronunciarem-se.

Colocar a Praia na dimensão regional a que ela verdadeiramente merece é um desígnio de todos os praienses, que todos deve envolver e a que todos são chamados. É tempo de olhar a Praia para além do quintal de cada um.

Sejam os praienses proativos e mais assertivos nas suas decisões e esta cidade hoje por cumprir, rasgará, finalmente, as “ondas” do seu imenso potencial de desenvolvimento para o bem da Terceira e dos Açores.

Francisco Soares
Diretor do Praia Expresso

Foto: © Rui Sousa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s