
No primeiro dia de vendas, houve 2.982 passageiros residentes nos Açores que adquiriram viagens inter-ilhas na “Tarifa Açores”, informa uma nota da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia.
De acordo com a mesma, no dia de ontem, “houve um crescimento de 4.468 passageiros que reservaram viagens entre 01 de junho e 30 de setembro, o que representa um aumento de 138% (+2.590 passageiros) face à média diária de passageiros que se vinha registando nos últimos sete dias (1.878)”.
Só a “Tarifa Açores” é responsável por mais 2.982 passageiros com reservas, acrescenta a nota.
“Esta é uma medida estruturante do XIII Governo Regional dos Açores e os primeiros números conhecidos são encorajadores e atestam a boa adesão dos residentes na Região à medida”, considera o secretário regional com a tutela dos Transportes, Mário Mota Borges, citado na referida nota.
O governante demonstrou ainda confiança no aumento dos fluxos turísticos internos e no impacto positivo nos agentes e empresários do turismo com a entrada em vigor da “Tarifa Açores”, defendendo ainda que 01 de junho será uma data “histórica” para a mobilidade nos Açores.
“Esta medida, conjugada com o trabalho que temos desenvolvido na captação de fluxos turísticos externos, deixa-nos confiantes na retoma deste setor, agora que a percentagem de vacinação já permite uma maior abertura da nossa Região”, prossegue Mota Borges.
Recorde-se que a partir de ontem, sábado, 29 de maio, todos os passageiros com residência fiscal nos Açores podem proceder à reserva das passagens áreas pelo preço de até 60 euros para todas as viagens, de ida e volta, a efetuar a partir de 01 de junho entre quaisquer duas ilhas da Região.
As reservas poderão ser efetuadas recorrendo aos canais de venda da concessionária do transporte aéreo inter-ilhas, a SATA Air Açores, e das agências de viagens, que poderão fornecer mais detalhes sobre a “Tarifa Açores”.
A “Tarifa Açores”, que se inicia a 01 de junho, de acordo com o Governo, “é um processo simples e automático e onde se evitam ações suplementares por parte dos passageiros, que pagam um preço máximo pela sua viagem de até 60 euros”.
Os passageiros que já tenham adquirido bilhete à tarifa de residente normal para viagens inter-ilhas a realizar a partir de 01 de junho (e que ainda não tenham iniciado as suas viagens), poderão solicitar um reembolso do diferencial para a “Tarifa Açores”, conforme decidido pelo Governo dos Açores.
© GRA | Foto: RS | PE
