
A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de São Roque do Pico, apreendeu no passado dia 19 de maio, quarta-feira, 18 quilos de lapas, na freguesia de Santa Luzia no concelho de São Roque do Pico, revelou hoje o Comando Territorial dos Açores.
De acordo com a GNR, a detenção ocorreu no âmbito “de uma ação de vigilância da costa”, na qual os militares da Guarda “detetaram em flagrante dois homens a apanhar lapas em época de defeso, através da prática de mergulho em águas abertas”.
Em consequência, os militares procederam à identificação dos dois homens, um de 43 e outro de 59 anos, e à “elaboração de dois autos de contraordenação por apanha de lapas em período de defeso”, punível, cada um, com uma coima no valor máximo de 3 500 euros. Foi ainda elaborado um terceiro uto de contraordenação, “por prática de mergulho em águas abertas sem certificação”, punível com coima máxima de 2 000 euros.
As lapas apreendidas, “por se encontrarem vivas, foram restituídas ao seu habitat natural”, lê-se ainda no comunicado.
A GNR lembra que “a implementação do período de defeso resulta em benefícios biológicos, possibilita uma maior proteção da desova, do desenvolvimento larvar e da fixação destes espécimes, fatores determinantes para o desenvolvimento das lapas”.
© CT-GNR-A | Foto: CT-GNR-A | PE
