
Gravado no “EM Estúdio” de Evandro Meneses, Américo Roque acaba de lançar o seu primeiro trabalho discográfico intitulado “En… canto Coimbra”. O CD é constituído por 15 faixas, todas elas fados de Coimbra.
Américo Augusto Teixeira Roque é natural de Vila Real, mas reside desde há muito em Angra do Heroísmo. Fadista amador, Américo Roque é um apaixonado pela “Canção de Coimbra” e o trabalho agora lançado é fruto dessa mesma paixão.
Profissionalmente, Américo Roque foi professor na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, onde coordenou o departamento de Educação Artística e Tecnológica. É Mestre em Arte e Educação, tendo desenvolvido o projeto de investigação “Qual o significado atribuído pelos sujeitos participantes aos Bailinhos da Terceira?”. Já foi o representante dos estudantes dos Açores da Universidade Aberta e integrou o Conselho Pedagógico e Senado dessa mesma universidade.
Ex-combatente na guerra do ultramar, Américo Roque desenvolve uma atividade social intensa, sendo tenor na Academia Musical da Ilha Terceira e voluntário na Liga dos Amigos dos Doentes dos Açores. Foi ainda presidente de Divisão dos Lions Clube de Portugal.
Além de fadista amador, sobretudo do fado de Coimbra, Américo Roque é também ator e intérprete de teatro de revista.
No CD agora lançado, Américo Roque Roque é acompanhado pelo trinar das cordas de Tiago Lima.
Saiba mais sobre este CD aqui.
© PE
