A Marinha e a Força Aérea resgataram ontem, um homem de 42 anos, que “necessitava cuidados médicos imediatos” e que navegava a norte da ilha Terceira.
Em comunicado de imprensa, a Marinha avança que o tripulante foi resgatado pela aeronave EH-101 da Força Aérea, numa operação que contou com a participação dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada e das Lajes.
A operação iniciou-se na manhã de domingo e culminou cerca das 17:30 com o resgate de um “tripulante masculino de 42 anos, de nacionalidade filipina, que se encontrava a bordo do navio mercante Lefkada, com bandeira da Libéria”, lê-se no comunicado.
O comunicado avança ainda que a embarcação navegava “a cerca de 194 milhas náuticas (359 quilómetros) a norte da Ilha Terceira”.
O tripulante apresentava “graves dificuldades respiratórias” e necessitava “de cuidados médicos imediatos”.
O doente depois de aterrar na Base das Lajes, cerca das 17:30, foi transportado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.
Nesta operação, estiveram envolvidos o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes).
Foram mobilizados para o local, um helicóptero da Força Aérea e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, conclui o comunicado.
© CZMA | Foto: CZMA | PE
