QUATRO RIBEIRAS: CÂMARA VISITA ESTA SEGUNDA-FEIRA AS INSTALAÇÕES DA FUTURA MERCEARIA

A “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho da Praia da Vitória” chega, esta segunda-feira, dia 19 de abril, à freguesia das Quatro Ribeiras, com o executivo municipal a visitar as instalações da futura mercearia da localidade, na sequência da celebração de um protocolo entre o Município e a Junta de Freguesia, anunciou a Câmara Municipal da Praia da Vitória em nota de imprensa.

Em novembro do ano passado, no âmbito da mesma iniciativa, a CMPV protocolou com a Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras a concessão de um espaço tendo em vista a instalação de uma Mercearia ou minimercado que permitisse a disponibilização de vários produtos básicos à população. A concretização da instalação desse serviço permite satisfazer uma das principais reivindicações da população local, ou seja, a instalação de um espaço comercial na mais pequena freguesia do concelho praiense.

Decorrido o concurso público e adjudicada a concessão a um dos dois concorrentes, estão já a decorrer as obras de adaptação do espaço que se integra no edifício da junta de freguesia. Assim, no seguimento da colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória, o executivo municipal visitará amanhã, pelas 14:00 horas, as obras de requalificação das instalações que darão lugar à futura mercearia das Quatro Ribeiras.

Recorde-se que do protocolo assinado entre as autarquias, a Junta de Freguesia comprometia-se a ceder um espaço no seu edifício sede, para a instalação da mercearia (com condições para exposição de produtos, armazém, instalações sanitárias e parque de estacionamento), enquanto à CMPV cabiam o apoio jurídico na preparação do caderno de encargos do concurso público que foi lançado, os investimentos necessários à adaptação das infraestruturas, assumindo ainda, futuramente, os encargos com água e luz.

Esta “Presidência Aberta” na freguesia das Quatro Ribeiras, contempla, para além da visita, à futura mercearia da freguesia, com contactos com os munícipes previamente agendados e como visitas a investimentos públicos municipais, a empresas e instituições locais. Ao final do dia, pelas 19:00, realizar-se-á a reunião pública de Câmara pública, na Casa do Povo das Quatro Ribeiras.

A FREGUESIA

A Freguesia das Quatro Ribeiras ocupa uma área de pouco mais de 13 quilómetros quadrados, sendo maioritariamente ocupada por espaços reservados às atividades da agropecuária e silvicultura.

Nos últimos anos, as Quatro Ribeiras têm assistido a um fixar de população jovem e até ao surgimento de diversos novos negócios, desde empresas de construção civil, a espaços turísticos e até museológicos.

O seu nome resulta do facto do território ser atravessado por quatro ribeiras (a Ribeira Grande, a Ribeira Pequena, a Ribeira Seca e a Ribeira do Almeida). Segundo as crónicas históricas as Quatro Ribeiras foram uma das primeiras povoações da ilha, tendo sido edificada, em devoção a Santa Beatriz, uma das primeiras igrejas da Terceira, construída no século XV.

Do seu património natural destaque para a Gruta das Pombas, o Pico dos Loiros e a sua Zona Balnear, sendo ainda de salientar a sua orla costeira onde, em 1998, foram encontrados vestígios de escrita rupestre que terão sido deixados por navegadores.

© GC-MPV | Fotos: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s