ANTÓNIO VENTURA ANUNCIA CERTIFICAÇÃO DO BEM-ESTAR ANIMAL NOS AÇORES

O secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou ontem, em Angra do Heroísmo, que “o Governo Regional vai iniciar nos Açores um processo de certificação da produção, no âmbito do bem-estar animal”.

Segundo disse o governante, o bem-estar animal, sempre foi uma identidade do modo de produção, mas agora é chegada a hora de “ter um selo de bem-estar animal nas explorações pecuárias”.

António Ventura, que falava após reunir-se com a Direção da Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, sublinhou que para se obter este reconhecimento vão ser definidos formadores, revelando o governante que, “no final deste mês, vai haver dois cursos, para o modo de produção de leite e de carne”.

Estes formadores vão formar equipas na Região que se irão “deslocar às explorações com vista à averiguação se as mesmas estão ou não de acordo com as normas internacionais, do bem-estar animal”, explicou o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Segue-se, de acordo com António Ventura, “uma fiscalização, a cargo do Instituto de Investigação e Tecnologia Alimentar, para atribuir o selo final aos Açores”.

Na ocasião, o titular da pasta da Agricultura mostrou-se convicto, que no “final de 2022 todas as explorações pecuárias dos Açores vão ter o selo de bem-estar animal”.

“Esta é uma forma de afirmação dos Açores perante as sociedades atuais, muito sensíveis à questão do bem-estar animal e também, ao produto final, ou seja, ao leite e à carne”, frisou.

Na atualidade, os Açores têm 6.800 explorações pecuárias, das quais 2.428 são de leite.

A ideia, admitiu o governante, é que o produto final possa ter este selo, mas o objetivo a breve trecho “é perceber que todo o produto animal, que é produzido nos Açores, tenha a garantia que tem normas de compromisso e de respeito com o bem-estar animal”.

Este compromisso “será uma mais-valia para a Marca Açores”, afirmou António Ventura, que declarou ter ainda o intento que no futuro “o solo possa também ter uma certificação”.

© GRA | SRADR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s