
O Governo Regional dos Açores decidiu não conceder a habitual tolerância na tarde de quinta-feira que antecede a sexta-feira Santa aos funcionários e agentes da administração pública regional, anunciou hoje o secretário regional da Saúde e Desporto, em conferência de imprensa, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.
A decisão está relacionada com o atual momento pandémico e com a necessidade de conter a possibilidade de propagação do vírus SARS-CoV-2, tendo o executivo de coligação PSD/CDS/PPM inclusive agravado as medidas restritivas para todo o arquipélago, com maior severidade para ilha de São Miguel, que representa 99% dos casos positivos ativos nos Açores, sendo que o concelho de Ponta Delgada concentra mais de 80% dos casos ativos da ilha.
Esta é a segunda vez, que o executivo liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro, não concede as tradicionais tolerâncias de ponto festivas. Também na terça-feira de Carnaval (16.02.2021), invocando as mesmas razões, os servidores da Região foram trabalhar, enquanto a esmagadora maioria dos colaboradores do privado, ao abrigo dos acordos coletivos de trabalho usufruíram do contratualizado descanso.
Na altura, algumas câmaras municipais, entre elas a Câmara Municipal das Lajes das Flores, decidiu conceder tolerância de ponto aos seus colaboradores na terça-feira de Carnaval, fundamentando a sua decisão, que “não se justificaria que neste ano que tem sido particularmente difícil e restritivo, penalizar os funcionários” com mais dias de trabalho em relação aos últimos anos.
Imbuídos no mesmo princípio ou não, a verdade é que também agora, foram vários os municípios açorianos a conceder tolerância de ponto, na tarde de quinta-feira, aos seus funcionários e agentes.
© PE | Foto: SRSD
