PRAIA ASSINALA DIA MUNDIAL DO TEATRO COM CICLO DE CINEMA

Anualmente comemorado no dia 27 de março, a Câmara Municipal da Praia da Vitória vai assinalar o Dia Mundial do Teatro com o ciclo de cinema intitulado “Um Olhar Sobre o Teatro”, nos dias 26, 27 e 28 de março, exibindo três películas do realizador e ator Eduardo Breda.

Segundo a nota publicada ontem no sítio web da autarquia, hoje consultada pelo Praia Expresso, no dia 26, sexta-feira, será exibida o filme “O Retrato”, pelas 21:00 horas, no grande ecrã do Auditório do Ramo Grande. No dia seguinte, sábado, 27, Dia Mundial do Teatro, também pelas 21:00, é apresentado a obra “Boa Alma”. Já no domingo, 28, pelas 18:00, será projetada a fita “Caos Danado”.

Após a sessão de cinema de sábado em que será exibido o filme “Boa Alma”, e de forma a promover uma reflexão sobre a arte do teatro, terá lugar uma conversa com Eduardo Breda, Sandra Faleiro, Ricardo Neves-Neves, Cristina Carvalhal, que possuem uma vasta experiência em teatro mas também no mundo do cinema e televisão e que participarão através da plataforma Zoom. Já com a plateia do Auditório do Ramo Grande estará Álamo d´Oliveira, poeta, escritor, ator e encenador terceirense, também ele uma referência nestas artes.

Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Eduardo Breda começou como realizador em “O Retrato” que é o seu primeiro documentário. Seguiu-se depois, “Boa Alma” (2015), “Palácio de Cristal” (2016), “Caos Danado” (2018). Realizou também a web-série “Os Muralistas” (produzido pela After Wall & Dyrup). Já foi também responsável pela criação de vídeo para os seguintes espetáculos: “A Modéstia” (2015); “A Batalha de Não Sei o Quê” (2015); “Tentativas para Matar o Amor” (2017). Em cinema, série e curta-metragem, Eduardo Breda já integrou o elenco das seguintes produções: “Bem Bom” l Patrícia Sequeira; “Terra Nova” l Joaquim Leitão; Idaten: Tokyo Olympic Hanashi 2018 | NHK; Ministério do Tempo; Câmara Nova l André Marques; Logística l Miguel Tavares. Em teatro como actor, para além das suas criações, já trabalhou com Gonçalo Amorim; Nuno Cardoso; Cláudio da Silva; Bernard Sobel; Álvaro Correia; Bruno Bravo; Francisco Campos; Francis Seleck; Manuel Tur; Os Possessos; Tiago Correia; João Mota e Marta Dias. Já em termos de ficção televisiva participou em “Prisioneira” (TVI), “Santa Bárbara” (TVI), “Poderosas” (SIC) e “Sol de Inverno” (SIC).

DIA MUNDIAL DA MARIONETA

Para celebrar o Dia Mundial da Marioneta, que se celebra a 21 de março, a Câmara Municipal promove atividades do coletivo de teatro “Viagem de Uma Marioneta”, que irá fazer apresentações das histórias do Teatro Tradicional Português de Marionetas “Dom Roberto”, assim como duas do repertório tradicional (O Barbeiro e A Tourada) e uma da autoria do marionetista, Ricardo Ávila, junto das crianças do concelho da Praia da Vitória.

A 26 de março, no período da manhã, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos e outra escola da unidade orgânica da Escola Básica e Integrada Francisco Ornelas da Câmara acolhem esta atividade, enquanto que, no dia seguinte, este teatro irá passar pela Urbanização de São Pedro em Santa Rita, pelas 14:00 horas, e pela Nova Urbanização da Serra de Santiago na vila das Lajes, às 15:30.

O Dia Internacional da Marioneta surgiu em 2000, por iniciativa do teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho, que apresentou a ideia no XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA), em Magdeburg.

Dois anos mais tarde, em 2002, em novo congresso reunião da UNIMA, em Atlanta, foi estabelecido o dia 21 de março para esta celebração, tendo a efeméride sido comemorada pela primeira vez em 2003.

© GC-MPV | Imagem: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s