GOVERNO REGIONAL DISPONIBILIZA SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE BEBIDAS

Um nota da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, hoje emitida, informa que Governo Regional dos Açores iniciou uma campanha de sensibilização e informação sobre o projeto “Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas nos Açores”.

Este projeto, refere a nota, “pretende promover e aumentar a separação, reciclagem e promoção da economia circular na Região”. A nota refere ainda que “este será o primeiro sistema de depósito em funcionamento no país”.

No âmbito da campanha de sensibilização, a partir desta semana, todos os açorianos irão receber na sua casa um panfleto informativo com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e funcionamento do sistema.

O Governo Regional dos Açores irá instalar, no decorrer deste ano, 25 máquinas de logística reversa contemplando todos os concelhos dos Açores, ao abrigo da candidatura aos EEA Grants do Projeto ‘Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas nos Açores’.

Os equipamentos de depósito destinam-se a receber embalagens de bebidas de plástico (PET), metal (alumínio) e vidro com capacidade máxima até 2,5 litros, sendo atribuído um prémio ao consumidor de pelo menos 0,05€ por embalagem, que ficará em cartão e que posteriormente poderá ser levantado pelo cidadão nas lojas RIAC.

Esta iniciativa do Governo tem como parceiros as maiores embaladoras da Região, tais como Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, a Melo Abreu e a PROMINERAL, contanto também com a cooperação da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), bem como, com as empresas responsáveis pela recolha dos Resíduos Urbanos dos Açores, EQUIAMBI, MUSAMI e RESIAÇORES.

© GRA | Foto: DR | PE

Deixe um comentário