SÃO ROQUE DO PICO: TRIBUNAL DE CONTAS AUTORIZA 800 MIL EUROS DE INVESTIMETNO NA REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DA IGREJA DE SANTO ANTÓNIO

O Tribunal de Contas (TC) autorizou ontem, a Câmara Municipal de São Roque do Pico (CMSRP) a avançar com a empreitada de requalificação do Largo da Igreja de Santo António.

Depois desta aprovação seguir-se-á a consignação da obra à empresa Tecnovia-Açores, vencedora do concurso, e o arranque de um investimento de elevada importância para promover a regeneração urbana.

Para o presidente da CMSRP, Mark Silveira, esta é uma “excelência notícia” porque permitirá “dignificar uma zona de elevada importância arquitetónica e da prática do culto religioso, além de resolver alguns problemas que comprometem o uso do espaço e a sua adequação para atividades pedagógicas e de recreio junto à Igreja de Santo António, anulando em simultâneo a ausência de proteção e o vazio urbano”.

Com um valor de 800 mil euros e com um prazo de execução de 365 dias, a intervenção que beneficia de 400 mil euros de apoio financeiro ao abrigo do Programa Operacional 2020 através do PIRUS (Programa Integrado de Regeneração Urbana Sustentável), incidirá na criação de um espaço urbano público dividido por três patamares diferenciados entre si. O primeiro, de grande extensão, localizar-se-á no prolongamento da via, o segundo, além de zona de passagem, será um local mais reservado, enquanto no terceiro e último patamar ficarão as instalações sanitárias.

Além disso, o projeto contempla a criação de uma pequena zona de estacionamento em paralelo com a via, bem como arranjos exteriores à Igreja Paroquial.

NOVA REDE DE ÁGUA DE SANTO AMARO

Por outro lado, o presidente da CMSRP, Mark Silveira, visitou a empreitada de instalação de uma nova rede água no Ramal da freguesia de Santo Amaro, que está a entrar na sua fase final.

Depois da substituição do sistema provisório que durante anos abasteceu aquela zona da freguesia está a decorrer neste momento o processo de reposição do piso de calçada mantendo-se, assim, uma das exigências da empreitada.

A intervenção permitiu dotar aquele local com uma rede de água há muito reclamada pelos residentes e proprietários de habitações, melhorando de forma considerável o fornecimento às moradias construídas ou a construir no Ramal.

Durante visita ao local realizada na passada semana, o presidente inteirou-se do andamento dos trabalhos que devem ficar concluídos até final do presente mês de fevereiro. Na ocasião, Mark Silveira salientou a importância do investimento para assegurar a melhoria qualitativa do abastecimento de água naquela zona de Santo Amaro, assumindo a relevância do projeto para o desenvolvimento urbano da freguesia.

© CMSRP | Fotos: CMSRP | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s