
A Policia Judiciária (PJ) alertou hoje, através de comunicado, para a existência de uma campanha de “phishing” em nome da daquela polícia de investigação criminal.
“A PJ através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica UNC3T, informa que no decurso do presente dia detetou, mediante comunicação de vários cidadãos, a existência de uma campanha de ‘phishing’ traduzida na tentativa de obtenção ilícita de dados dos destinatários de mails enviados massivamente em nome da Polícia Judiciária”, lê-se no referido comunicado.
O conteúdo desta campanha versa sobre uma alegada necessidade de comparência do destinatário na Polícia Judiciária.
A PJ alerta os destinatários, “para o facto dos mails suspeitos apresentarem falsamente o domínio da Polícia Judiciária (xxxxxx@policiajudiciaria.pt), o qual não corresponde ao legítimo domínio de correio eletrónico desta Polícia Judiciária.
Desse modo, alerta ainda a PJ, “que não deverão os destinatários, em momento algum, abrir ou seguir os links (ligações) constantes dos referidos emails suspeitos”.
A Polícia Judiciária encontra-se a realizar as competentes diligências de investigação relativas a estes factos.
PJ/PE
