
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 23:28 (hora local = hora UTC), do dia 30 de agosto foi registado um evento com magnitude 3,7 (Richter) e epicentro a cerca de 26 km a oés-noroeste do Capelo, na ilha do Faial.
De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias do Capelo, Praia do Norte, Castelo Branco e Feteira (concelho da Horta, ilha do Faial).
O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:
III/IV nas freguesias de Cedros, Salão, Ribeirinha, Angústias, Conceição e Matriz (concelho da Horta, ilha do Faial);
III nas freguesias de Pedro Miguel, Praia do Almoxarife e Flamengos (concelho da Horta, ilha do Faial);
III nas freguesias de Candelária e São Caetano (concelho da Madalena, ilha do Pico);
III na freguesia de São Roque do Pico (concelho de São Roque do Pico, ilha do Pico);
III nas freguesias de Rosais e Velas (concelho de Velas, ilha de São Jorge).
ESCALA DE MERCALLI MODIFICADA
Graus de intensidade e respetiva descrição.
III (Fraco)
Sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.
IV (Moderado)
Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem.
GaCS/SRPCBA/IPMA/PE
